FALE CONOSCO     |     INTRANET     |      QUEM SOMOS
SIGA O CP       ANUNCIE AQUI

Segunda-feira, 23 / 09 / 2019
SAÚDE
Semusa intensifica vacinação preventiva contra sarampo

Data da notícia: 2019-08-28 19:01:45
Foto: Assessoria/Divulgação
Pais ou responsáveis por crianças, de 6 a 11 meses de idade, devem procurar uma UBS

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de saúde (Semusa), está incentivando pais e responsáveis pelas crianças, de seis meses a 11 meses de vida, a procurarem uma das unidades básicas de saúde (UBSs) do município para que as crianças recebam a vacina contra o sarampo.

A recomendação para realizar a vacinação preventiva é do Ministério da Saúde, por conta do surto da doença em alguns estados brasileiros, principalmente em São Paulo. Na quarta-feira (28), foi confirmada a primeira morte causada pelo sarampo, no estado paulista, nos últimos 22 anos.

O objetivo é que as crianças recebam a dose extra antes de completarem um ano de idade, quando obrigatoriamente devem receber a vacina tríplice viral, que previne contra caxumba, rubéola e também o sarampo.
Segundo o diretor da Divisão de Imunização da Semusa, Rafael Araújo, a ação é preventiva.

“É uma intensificação da vacina para essas crianças. Temos que ressaltar que Ji-Paraná não tem nenhum caso da doença. A vacinação é a medida mais eficaz para proteger a população”, reforçou Araújo.
O diretor da Divisão de Imunização lembrou ainda que as pessoas com idades entre 12 meses a 49 anos vão receber as doses de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. Não há necessidade de fazer a dose extra. “A dose de reforço será disponibilizada somente para as crianças de seis a 11 meses”, lembrou Rafael Araújo.

O sarampo é altamente contagioso e é transmitido por meio de secreções nasais, quando a pessoa infectada espirra, tosse ou fala.
O risco de contaminação da doença é maior em lugares fechados.
Uma pessoa infectada pode transmitir vírus da doença para 15 a 20 pessoas em um mesmo ambiente.


Fonte: Assessoria


Compartilhe com seus amigos:
     




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.