FALE CONOSCO     |     INTRANET     |      QUEM SOMOS
SIGA O CP       ANUNCIE AQUI

Segunda-feira, 23 / 09 / 2019
INVESTIMENTO
Governo faz entrega de retroescavadeiras a municípios

Data da notícia: 2019-09-10 18:18:22
Foto: Assessoria/Divulgação
O maquinário foi entregue a prefeitos de 16 municípios em solenidade no Palácio Rio Madeira

Para beneficiar municípios rondonienses e contribuir para a melhoria na malha viária, bem como o transporte da produção agrícola, 17 retroescavadeiras foram entregues, na terça-feira (10), no estacionamento do Palácio Rio Madeira, em Porto velho, para 16 municípios, por meio de emenda parlamentar e contrapartida do governo estadual. O investimento de R$ 4,3 milhões vai beneficiar o escoamento da produção de pequenos agricultores, contribuindo para melhorar as condições da infraestrutura viária e proporcionar maior efetividade no escoamento da produção regional.

Alto Paraíso, Candeias do Jamari, Guajará-Mirim, Monte Negro, Machadinho do Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Parecis, Nova União, Mirante da Serra, Ouro Preto do Oeste, Santa Luzia, Pimenta Bueno, Chupinguaia, Colorado do Oeste, Nova Mamoré e São Francisco do Guaporé foram contemplados, por meio do Departamento de Estradas, Rodagens, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), com as máquinas adquiridas com emenda parlamentar do deputado federal Lúcio Mosquini (MDB).

Claudionor Leme, prefeito de Nova Mamoré, foi contemplado com uma retroescavadeira e como representante do terceiro município do estado em malha viária rural, destacou a importância do maquinário que deve auxiliar na recuperação de estradas, construção de pontes e instalação de bueiros dos municípios. Nova Mamoré é o maior produtor de leite no estado e tem o segundo rebanho bovino. Nele, mais de 60% da população vive na zona rural.
“Investimentos como esses são importantes, porque o homem do campo precisa de estradas para escoar sua produção e sobreviver”, avaliou o prefeito de Nova Mamoré.

Preservação
O diretor geral do DER, Erasmo Meireles, ressaltou a importância da preservação do maquinário aos municípios. Segundo ele, por trás de uma retroescavadeira há um condutor que também vai cuidar da máquina para que permaneça por bom tempo desempenhando seus trabalhos técnicos, pois são equipamentos multifuncionais. “Com a entrega técnica, os operadores devem fazer uso da máquina com todo cuidado que requer, sendo empregado dentro da técnica”.

Ao atender o produtor rural com melhorias de transporte e acesso, todo o setor produtivo é beneficiado. Como afirmou o deputado federal Lúcio Mosquini. Para o parlamentar, o estado de Rondônia tem a vocação para agricultura, o que atrai olhares de todo o país. “Nós temos fábrica de comida (sic), leite, carne, feijão, soja, peixe, esse é o caminho. É do nosso produtor rural que sai o pão de cada dia. Tenho feito essa seleção de oportunidades para emendar o orçamento da União e colocar o recurso para que seja voltado ao produtor rural”.

Calha Norte
Por meio do Ministério da Defesa, com o programa Calha Norte, que tem o intuito de contribuir para a promoção do desenvolvimento regional, o governo de Rondônia atuou no processo de licitação para aquisição do maquinário, somado à emenda parlamentar. A união de esforços proporcionou o crescimento dos municípios e desenvolvimento regional.

Plano Estratégico
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Laerte Gomes (PSDB), elogiou o trabalho do governador Marcos Rocha (PSL), e citou o lançamento do plano estratégico e as ações que estão acontecendo no primeiro ano de plantio, onde o estado deve colher os bons frutos. “Vemos o comprometimento do nosso governador. Nossa aptidão é a roça, ou investimos e transformamos o estado ou vamos andar para trás. Quem pode cuidar dessa maravilha das nossas áreas de reserva e florestas é o produtor. Só ele tem competência e capacidade de recuperar a área degrada e aumentar a produção”, declarou.

Marcos Rocha parabenizou a atuação de cada envolvido para que o investimento fosse possível e falou a respeito da disciplina e empenho no combate à corrupção, bem como de que forma o estado tem sido bem visto por investidores de outros estados, o que favorece o desenvolvimento econômico e social.

“É um trabalho em conjunto para o bem do nosso estado. Estamos trabalhando em cima do planejamento, passo a passo, e precisamos seguir o plano.
O primeiro alinhamento de todos é a união com os poderes e, graças a Deus, estamos muito bem, temos visto as coisas acontecerem”, assegurou.

Prefeitos
No encerramento da cerimônia, os prefeitos receberam as chaves das retroescavadeiras como responsáveis pelo transporte até os municípios contemplados, onde as máquinas devem iniciar o atendimento às demandas da população.
Estiveram presentes também no evento, o vice-governador, José Jodan, Júnior Gonçalves (secretário chefe da Casa Civil), a prefeita Gislaine Lebrinha (vice-presidente da Associação Rondoniense de Municípios - Arom), Evandro Padovani (secretário estadual da Agricultura do) e Luciano Brandão (presidente da Entidade Autárquica de Assistência Técnica de Extensão Rural – Emater).


Fonte: Assessoria


Compartilhe com seus amigos:
     




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.