FALE CONOSCO     |     INTRANET     |      QUEM SOMOS
SIGA O CP       ANUNCIE AQUI

Terça-feira, 22 / 10 / 2019
CONSELHO TUTELAR
Eleição para conselheiros acontece no domingo

Data da notícia: 2019-10-04 22:29:00
Foto: 20191005-151.jpg
28 candidatos concorrem a dez vagas de conselheiros tutelares que a partir de 2020 terão mandato de quatro anos

(Da Redação) No domingo (6), a população de Ji-Paraná irá escolher os conselheiros tutelares que vão atuar na garantia dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A eleição acontece das 8 horas às 17 horas, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Gonçalves Dias, para os moradores do 1° distrito, e na EEEFM Aluízio Ferreira, no 2° distrito do município.

A eleição dos conselheiros tutelares é organizada pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

O Ministério Público de Rondônia (MP-RO) e Juizado da Infância e Juventude atuarão na fiscalização do pleito eleitoral. A campanha foi feita pelos próprios candidatos e pela comissão eleitoral do CMDCA, de acordo com as normativas do TRE.

Estão concorrendo 28 candidatos, que passaram por processo de escolha unificado, com provas de língua portuguesa, informática e conhecimento específico sobre os direitos previstos no ECA. Os candidatos também foram submetidos a avaliação psicológica.

Segundo a assistente social da Semas, Lidiane Tanazildo, mesmo o voto não sendo obrigatório, a participação da população, na escolha dos novos conselheiros é fundamental.
“A eleição é comunitária. É necessário o exercício da cidadania. Afinal, sabemos que quase todas as casas do nosso município sempre têm uma criança ou adolescente. É importante que as famílias participem da escolha dos nossos conselheiros, que vão representar essas crianças nos próximos quatro anos”, explicou a assistente social.

Todos os eleitores de Ji-Paraná, que estão com o título em dia, estão aptos a votar no domingo.
“Basta ir até as escolas Gonçalves Dias ou Aluízio Ferreira, com documento pessoal e escolher um dos 28 candidato.”, disse a presidente da comissão eleitoral, Severina Plácida.
Os dez conselheiros eleitos atuarão durante quatro anos, a partir de janeiro de 2020, sendo cinco em cada distrito.

Antes de tomarem posse, os escolhidos receberão capacitação para atuar como conselheiros tutelares.


Fonte: Assessoria


Compartilhe com seus amigos:
     




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.