FALE CONOSCO     |     INTRANET     |      QUEM SOMOS
SIGA O CP       ANUNCIE AQUI

Sexta-feira, 15 / 11 / 2019
COSTA MARQUES
Outubro Rosa é encerrado com palestra sobre a prevenção do câncer de mama

Data da notícia: 2019-10-31 17:57:17
Foto: Assessoria/Divulgação
O prefeito Mirandão (c), o vice Amaury Arruda e secretários municipais participaram da campanha no município

A Prefeitura de Costa Marques, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, encerrou a campanha “Outubro Rosa”, com palestras sobre a prevenção ao câncer de mama. As ações aconteceram na sede do município e distritos. Uma das etapas aconteceu na Câmara dos Vereadores com palestras preventivas de profissionais de da Unidade Básica de Saúde (UBS) – Limoeiro) para comunidade.

O evento contou com as presenças do prefeito Vagner Miranda da Silva, o “Mirandão”, o vice-prefeito Amaury Arruda, o secretário municipal de Saúde Júnior; diretor de Saúde, Leonardo Farias; adjunto Elias; superintendente da Saúde, Irgo Mendonça Alves, de Porto Velho; profissionais de saúde e público em geral que abordaram em palestra sobre a prevenção ao câncer de mama. Houve também a entrega de brindes para os participantes da campanha, sessão de maquiagem e foi servido coffee break (café com lanches).

O objetivo da campanha foi fortalecer o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença. A campanha enfatizou a importância da mulher conhecer as mamas e ficar atenta às alterações suspeitas.

Foi informado para mulheres de 50 a 69 anos que é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos e que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias.

Segundo o prefeito Vagner Miranda, o superintendente Irgo Mendonça, veio de Porto Velho (a convite) para participar do Outubro Rosa, como também, verificar às necessidades que o município, nos termos saúde junto ao Ministério da Saúde, e assim, poder nos ajudar”, grifou Mirandão.

O que é ?
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos. Para o Brasil, estimam-se 59.700 casos novos de câncer de mama, para cada ano do biênio 2018-2019, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres.

Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer também é o primeiro mais frequente nas mulheres das regiões Sul (73,07/100 mil), Sudeste (69,50/100 mil), Centro-Oeste (51,96/100 mil) e Nordeste (40,36/100 mil). Na região Norte, é o segundo tumor mais incidente (19,21/100 mil).


Fonte: Assessoria


Compartilhe com seus amigos:
     




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.