FALE CONOSCO     |     INTRANET     |      QUEM SOMOS
SIGA O CP       ANUNCIE AQUI

Sexta-feira, 06 / 12 / 2019
REGIÃO CENTRAL
Quarto encontro do Projeto LIDER debate liderança empreendedora

Data da notícia: 2019-11-21 19:34:00
Foto: Assessoria/Divulgação
Representantes de nove municípios participaram do evento realizado, durante dois dias, na unidade regional do Sebrae de Ji-Paraná

A unidade regional de Ji-Paraná do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) recebeu o quarto encontro do projeto Liderança Para o Desenvolvimento Regional (LIDER). O programa conta com a participação de representantes de nove municípios da região central de Rondônia.

Representantes de Ji-Paraná, Governador Jorge Teixeira, Jaru, Mirante da Serra, Nova União, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici, Teixeirópolis e Vale do Paraíso estão envolvidos no projeto LIDER na região central. Os participantes exercem função na administração pública ou são empresários que atuam como liderança nos municípios em que vivem.

O quarto encontro foi realizado na quarta (20) e quinta-feira (21), com o tema “Desenvolvimento da Liderança Empreendedora”. As lideranças assistiram palestras e participaram de desafios em grupos.

“Nestes dois dias, foi um momento, dentro da metodologia do LIDER, onde o grupo recebe um desafio e os participantes devem ir atrás para conseguir realizar essa ação. É um momento para eles se testarem como um grupo, na construção e no processo de coesão que está sendo trabalhado com esse grupo. Os participantes entram em contato com as forças que eles têm, com a capacidade que possuem em articulação, de se mobilizar e de trabalhar com foco em uma atividade. Isso faz parte de um processo aprendizagem, que é muito importante para as próximas etapas do LIDER. É um momento de testagem, onde os integrantes se testam como um grupo, quando aparecem as lideranças e as competências e quando as relações humanas entre líderes se intensificam”, detalhou Orestes Pacheco, facilitador do Sebrae.

Gestores municipais, empresários, educadores, representantes da sociedade civil e de cooperativas dos nove municípios da região central de Rondônia fizeram uma reflexão, avaliando quais competências eles têm individualmente e como parte de um grupo que visa proporcionar melhorias para a região.
“Esses dois dias do terceiro encontro do LIDER foram muito importantes para que nós possamos aprender, como lideranças que somos, a nos reorganizar afim de um propósito único”, afirmou Nayara Trindade, administradora da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ji-Paraná.
“O LIDER é um grande aprendizado, para nós que estamos trabalhando com pessoas. Eu vejo a capacidade para reconhecer os erros e apreender com eles. A metodologia do terceiro encontro nos levou para uma autoavaliação, como profissionais e indivíduos, nas ações que estamos desenvolvendo dentro do projeto”, disse Clodoaldo de Jesus Abreu, gerente da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO) no município de Teixeirópolis.

O próximo encontro do LIDER na região central acontece nos dias 5 e 6 de dezembro, na unidade regional do Sebrae de Ji-Paraná. O quarto encontro irá debater as oportunidades de articulação e negociação.

“No quarto encontro, o grupo começa a mergulhar na região, do ponto de vista de números e indicadores, conhecendo em profundidade a realidade local. Esse é início da caminhada do planejamento, que depois do quarto encontro irá, a cada momento, se aprofundando mais. No fim do processo, o grupo desenvolverá um plano de ação, com o que deverá ser feito e o prazo para desenvolver essas ações”, declarou Augusto Portugal, facilitador do Sebrae
O LIDER é um projeto nacional que trabalha com uma metodologia de mobilização, qualificação e integração de lideranças, estimulando a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional.


Fonte: Assessoria


Compartilhe com seus amigos:
     




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.