FALE CONOSCO     |     INTRANET     |      QUEM SOMOS
SIGA O CP       ANUNCIE AQUI

Sexta-feira, 06 / 12 / 2019
INVESTIMENTO
Fórum fortalece Rede +BRASIL com participação de prefeitos

Data da notícia: 2019-11-28 10:14:10
Foto: Assessoria/Divulgação
Prefeitos e secretários participaram de capacitações para a adesão de recursos e elaboração de novos projetos

Com a inserção de Rondônia na Rede +BRASIL, o governo estadual promoveu o fórum regional do novo sistema de transferências de recursos do governo federal, na terça-feira (26), no auditório do L’Acordes Hotel, em Porto Velho.

Prefeitos e representantes das secretarias municipais e estaduais participaram de capacitações que possibilitaram a adesão de mais recursos, elaboração de projetos e novas entregas ao cidadão.

A Rede +BRASIL é uma rede colaborativa, em modelo de cooperação entre os personagens que estão envolvidos nas transferências de recursos federais para estados, municípios e organizações da sociedade civil. Desde 2015, formada com apoio dos órgãos de controle federal e estadual, segue o modelo de redes governamentais utilizadas em países de primeiro mundo.

“A tendência é melhorar e centralizar essa gestão de governo de captação”, declarou o superintendente de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), Sérgio Gonçalves, sobre a nova modalidade de gestão das transferências dos recursos da União para os estados. A intenção do governo de Rondônia é atuar na capacitação para elaboração de projetos, execução e prestação de contas que possibilita credibilidade junto aos órgãos que oferecem os recursos.

Com pilares em melhoria na gestão, capacitação e transparência, o estado de Rondônia aderiu à rede, em 2016, e com o fórum de fortalecimento, o estado se prepara para aplicar o modelo de gestão nas transferências de recursos federais e a adoção da utilização de pregão eletrônico para aquisições de bens comuns e serviços comuns de engenharia.

A programação do fórum contemplou os temas: “A importância da excelência na governança e na gestão de risco nas transferências de recursos públicos; Inovações nas transferências da União: Plataforma +BRASIL; Modernização da Gestão no Governo do Estado; O modelo de excelência em gestão das transferências da União; Panorama das transferências voluntárias em Rondônia nos últimos 10 anos; e Promovendo a efetividade no controle de resultados”.

“O sistema de transferência de recursos, antigo Siconv, é o único sistema estruturante do governo federal que permite acesso livre a qualquer cidadão acompanhar todos os recursos transferidos da União para o seu estado e município. Onde o recurso é destinado com um objetivo específico e dá total transparência em sua utilização”, explicou Edércio Marques Bento, coordenador de atendimento do Ministério da Economia.

A equipe técnica do Ministério discursou sobre a utilização dos painéis de transferência e a utilização de manuais, centrais de atendimento e processo de adesão ao sistema de compras governamentais.

Sistema Invest
Na ocasião, a Sedi apresentou a Invest Rondônia, coordenadoria da Superintendência, que tem como objetivos atrair investimentos e promover exportações. Aproveitando as riquezas e oportunidades do estado, despertando interesse de empresários, facilitando burocracias e assessorando em demais áreas, bem como estimulando a exportação dos bens produzidos. Com essas ações, a Invest estimula a economia, gerando emprego e renda.


Fonte: Assessoria


Compartilhe com seus amigos:
     




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.