Domingo, 05 / 04 / 2020
JORNAL CORREIO POPULAR DE RONDôNIA - Fone: 69-3421-6853 - E-mail: redacao@correiopopular.com.br


JI-PARANÁ
Hemocentro adota sistema de agendamento

Data da notícia: 2020-03-25 18:17:23
Foto: Assessoria/Divulgação
Os atendimentos com hora marcada podem ser feitos pelo telefone: 3421-1615, para doadores cadastrados ou novos

Mesmo com o baixo estoque para atender à demanda de sangue na região central de Rondônia, a direção do Hemocentro de Ji-Paraná informou que está agendando atendimentos para atrair novos doadores e também, chamando a atenção de pessoas já cadastradas no sistema de doação.

A decisão tem o objetivo, de evitar aglomerações e manter o estoque em condições de atender o possível congestionamento na rede de saúde, decorrente da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Tanto doadores cadastrados no Hemocentro quanto novos doadores devem fazer o agendamento pelo telefone: 3421-1615. Durante a ligação, são repassadas orientações sobre o procedimento.

“A situação é delicada. O estoque está baixo. Tivemos queda na procura de sangue, mesmo assim, estamos em estado de alerta por não sabermos como o vírus vai avançar”, explicou a assistente social Cleide Araújo. Ela afirmou que a queda na procura de sangue reduziu, devido ao cancelamento de cirurgias eletivas.

O Hemocentro de Ji-Paraná está com as atividades reduzidas. Os atendimentos estão sendo realizados a públicos distintos, como hemofílicos, grávidas com fator RH negativo e doadores de sangue. Não há coleta de sangue externa, seja em domicílios ou empresas e indústrias, durante a quarentena em âmbito estadual.

“Estamos cuidadosos. Reduzimos o número de funcionários, suspendemos consultas nos ambulatórios, cadastros de doadores de medula óssea e a entrega de exames, por trinta dias”, informou Cleide Araújo. “Mesmo em época de quarentena o Hemocentro necessita de doadores de sangue, sim”, reforçou.


Requisitos para doar sangue

Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos, nas 3 horas que antecedem a doação de sangue.
- Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.
- Ter dormido, ao menos, 6 horas nas últimas 24 horas.
- Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue, se já o tiverem feito, antes dos 60 anos.
- A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulheres.
- O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.


Fonte: Assessoria


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.