] Jornal Correio Popular
Ji-Paraná(RO), 13/04/2021 - 12:03
JORNAL CORREIO POPULAR DE RONDôNIA - Fone: 69-3421-6853 - E-mail: redacao@correiopopular.com.br


AGRONEGÓCIO
Centro de treinamento da Emater incentiva produção de capiaçu

Data da notícia: 2020-12-17 17:48:01
Foto: Assessoria/Divulgação
Mudas são distribuídas gratuitamente no Campo Experimental do Centro

Com rico valor nutricional e menor custo ao produtor rural, a variedade do capim-elefante, o capiaçu, é uma alternativa à alimentação bovina, particularmente na forma de silagem ou picado verde. A variedade pode ser retirada gratuitamente no campo experimental do Centro de Treinamento da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), no limite entre os municípios de Ji-Paraná e Ouro Preto do Oeste.

Estudos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) sobre o capiaçu, resultado de clonagem de outras espécies do capim-elefante a partir da década de 1980, demonstraram que a variedade clonada tem rendimento melhor e a produção é de custo mais baixo ao produtor.

A espécie produz 50 toneladas ao ano por hectare, desde que os cuidados de manejos sejam respeitados. O capiaçu pode chegar até quatro metros de altura, porém, a partir de 1,80 metro já pode ser colhido para o preparo de silagem ou alimentação in natura. A planta é susceptível a ataques de praga, como a cigarrinha, por exemplo.

“É uma variedade de alta produtividade de hectare e pode alimentar até 45 animais. A planta deve ser adubada com fósforo no início do plantio e, no decorrer do desenvolvimento, com potássio e nitrogênio”, ensinou a extensionista Lilian Barbosa, da Emater.

O capiaçu é excelente matéria-prima para produção alimentícia bovina, especialmente no longo período da seca em Rondônia.
“É um capim bem resistente e capaz de preservar por mais tempo os nutrientes necessários para o gado, tanto leiteiro, quanto ao de corte”, ressaltou Lilian Barbosa.


Fonte: Secom


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.