] Jornal Correio Popular


Ji-Paraná(RO), 01/03/2021 - 12:03
JORNAL CORREIO POPULAR DE RONDôNIA - Fone: 69-3421-6853 - E-mail: redacao@correiopopular.com.br


PANDEMIA
Vigilância Epidemiológica testa idosos do Lar Aurélio Bernardi

Data da notícia: 2021-02-22 12:29:49
Foto: Assessoria/Divulgação
Ação da Divisão de Vigilância ocorreu após a confirmação de cinco mortes

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica, realizou testes para a detecção do novo coronavírus (Covid-19) nos idosos institucionalizados no Lar do Idoso Aurélio Bernardi. A ação ocorreu, após a confirmação da quinta morte pela doença no local.

Segundo a diretora da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Luzia Barbosa Santos Lomes, uma força-tarefa foi montada para coletar o material e realizar os testes com todos os idosos internados na instituição.

“Fomos ao Lar do Idoso, a pedido dos funcionários do local, que estão assustados com o número de óbitos que já ocorreram na instituição. Foram 78 testes realizados e os resultados devem sair nesta sexta-feira (19). Posteriormente, nós iremos entrar em contato para que a instituição isole os idosos que testarem positivo”, detalhou Luzia Lomes.

A diretora explicou que, devido à fragilidade psicológica de alguns internados, muitos idosos não têm consciência sobre os riscos da doença e, inclusive, se negam a utilizar a máscara dentro da instituição.

“Alguns deles têm consciência, mas a maioria não. Muitos deles não usam a máscara e essa é a nossa maior dificuldade para conter o vírus dentro do local”, lamentou a diretora de epidemiologia.

O teste realizado nos idosos do Lar Aurélio Bernardi foi o de antígeno para Covid-19, com procedimento de coleta swab nasal (aste flexível), que apresenta aproximadamente 95% de confiabilidade para a detecção do vírus.


Fonte: Assessoria


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.