Jornal Correio Popular Notícia

JI-PARANÁ
UBSs realizarão atendimentos noturnos

Data da notícia: 2024-04-05 18:14:56
Foto: Maria Lis/CCS
O horário de serviço passa a ser das 7h às 19h, para auxiliar também o público idoso que precisa de atendimento prioritário

As unidades básicas de saúde (UBSs) 2 de Abril (1º distrito), Jucelino Cardoso de Jesus (Exposição) e do BNH, ambas do 2º distrito, estarão oferecendo atendimento noturno, até as 19h, a partir de segunda-feira (8). As UBSs fazem parte do Programa Saúde na Hora, do governo federal, que tem por objetivo estender o horário de expediente para possibilitar a consulta de trabalhadores e estudantes que não podem ir durante o dia.

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), aderiu ao programa em 2022 e modificou o horário de atendimento das 8h às 20h, para às 7h às 19h, a fim de atender o público idoso que precisa de atendimento prioritário.

De acordo com a diretora do Departamento de Atenção Básica (DAB), Aline Lara de Carvalho, os serviços oferecidos são de consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica, entre outros.

A UBS 2 de Abril está localizada na rua Dr° Antônio Lázaro de Moura, nº 667, bairro Jardim dos Migrantes, e a UBS Jucelino Cardoso de Jesus (Exposição) na rua Governador Jorge Teixeira (K-5), 2459, bairro Nova Brasília. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira.


Saúde na Hora

O Programa Saúde na Hora foi lançado pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (Saps/MS), em maio de 2019 e passou por atualizações com a publicação da Portaria nº 397/GM/MS, de 16 de março de 2020.

O programa viabiliza o custeio aos municípios e Distrito Federal para implantação do horário estendido de funcionamento das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas de Saúde em todo o território brasileiro.

Dessa forma, o programa Saúde na Hora conta agora com a possibilidade de adesão em quatro tipos de formato de funcionamento em horário estendido: USF com 60 horas semanais, USF com 60 e Saúde Bucal, USF com 75 horas semanais com Saúde Bucal e USF ou UBS com 60 horas semanais Simplificado.

Fonte: Gabriela Suematsu - Assessoria




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.