Jornal Correio Popular Notícia

JI-PARANÁ
Prefeitura alerta sobre risco de enchente

Data da notícia: 2025-01-15 18:17:29
Foto: Assessoria/Divulgação
São aproximadamente 2 mil imóveis em áreas de alagamento. Cerca de 600 famílias serão atingidas diretamente

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Defesa Civil, alerta a população sobre o aumento no nível do rio Machado, que, às 15h35 da quarta-feira (15), atingiu a marca de 9,56 metros. De acordo com a coordenadora da Defesa Civil, Meire Zanettin, a tendência é de elevação contínua, exigindo atenção especial das comunidades ribeirinhas e dos morados das regiões baixas.

“É essencial que os moradores de áreas com risco de alagamento acompanhem o nível do rio. Neste momento, orientamos que as famílias separem documentos pessoais, algumas peças de roupa e avaliem a possibilidade de se deslocar para a casa de amigos ou familiares, caso a evacuação seja necessária”, ressaltou Meire Zanettin.

A Defesa Civil segue um protocolo rigoroso para situações de enchente. Quando o nível do rio atinge 10 metros, as equipes entram em estado de atenção. A partir de 10,20 metros, o estado é de alerta, e, ao atingir 10,30 metros, os abrigos já estão preparados e servidores da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) ficam de sobreaviso para auxiliar a população.

Embora o nível atual ainda não tenha atingido o estado de atenção, a Prefeitura de Ji-Paraná reafirma seu compromisso com a segurança da população. Todos os órgãos envolvidos, como o Corpo de Bombeiros e as secretarias municipais de Planejamento (Semplan), Assistência Social e Família (Semasf),Semosp, e Proteção e Bem-Estar Animal (Sempba), já estão mobilizados e prontos para agir rapidamente, caso a situação se agrave.

São aproximadamente 2 mil imóveis em áreas de alagamento. Cerca de 600 famílias serão atingidas diretamente. Ela ainda reforçou que os moradores começam a ser retirados de suas casas com o nível do rio Machado em 10,50 metros de profundidade.

A administração municipal destaca que a segurança e o bem-estar da população são prioridades, e reforça a importância da colaboração de todos para minimizar os impactos de possíveis alagamentos.

Fonte: Da Redação




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.