Jornal Correio Popular Notícia

MEIO AMBIENTE
Audiências atualizarão plano estadual de desenvolvimento

Data da notícia: 2025-07-09 17:57:22
Foto: Rosinaldo Machado/Secom/Divulgação
As audiências públicas serão realizadas em 10 municípios para revisar os objetivos do desenvolvimento sustentável

Com o objetivo de atualizar as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável de Rondônia (PDES 2030), o governo estadual dará início ao ciclo de audiências públicas, que ocorrerão entre os dias 16 e 31 de julho.

A ação é de iniciativa da Secretaria Estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) para ouvir a população e revisar o planejamento estratégico de longo prazo com base em uma escuta qualificada e participativa.

As audiências públicas serão realizadas nas 10 regionais de planejamento, que reunirão representantes das cidades do entorno. A metodologia dos encontros foi pensada para favorecer o diálogo direto com a sociedade. Neles, serão abordas demandas regionais, avanços e obstáculos identificados desde 2015, além da reformulação dos eixos estratégicos com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Reconhecido como o principal instrumento de planejamento de longo prazo, o PDES orienta as políticas públicas e ações governamentais em diversas áreas. A revisão é essencial para fortalecer o alinhamento entre os planos estaduais, como o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), e é uma visão de futuro centrada na sustentabilidade, inclusão, inovação e eficiência.

Segundo nota do governo estadual, o envolvimento popular no processo de planejamento é fundamental para que a participação social dê sentido e legitimidade ao planejamento. As audiências serão realizadas nos municípios de Vilhena, Rolim de Moura, Cacoal, Ji-Paraná, São Francisco do Guaporé, Ouro Preto do Oeste, Jaru, Ariquemes, Guajará-Mirim e Porto Velho.

Além das audiências presenciais, a Sepog disponibilizou um formulário digital como forma de ampliar a participação social. A ferramenta permite que qualquer cidadão envie sugestões e contribua ativamente com a construção do planejamento estadual.

“Estamos reformulando um plano para os próximos anos, com base em evidências e no diálogo com quem vive os desafios diariamente. O PDES precisa refletir as reais necessidades de Rondônia, e por isso convocamos toda a sociedade a participar”, afirmou a secretária da Sepog, Beatriz Basílio.


Fonte: Da Redação




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.