Prefeitura de São Francisco mobiliza jovens do Projovem Adolescente
(Da Redação) Durante toda semana a SEMTAS (Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social de São Francisco do Guaporé), juntamente com as equipes do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e Projovem (Programa Nacional de Inclusão de Jovens) estiveram realizando reuniões para o lançamento do ?Projovem Adolescente?, ação destinada a mobilizar os jovens no município. As mobilizações aconteceram em espaços cedidos pelos parceiros que já atuam junto ao Cras, como associação de moradores, igrejas, escolas e módulos de saúde.
O Projovem Adolescente conta atualmente com vários coletivos e diversos jovens inscritos com idades de 15 a 17 anos e beneficiários do Programa Bolsa Família, porém a equipe busca alcançar o número maior de coletivos, e com isso atende mais jovens.
Segundo a secretária de ação social, Lúcia Camargo o programa atende adolescentes, é um dos quatro eixos do programa nacional de inclusão de jovens. A secretária disse ainda que o Projovem é destinado a jovens cujas famílias são beneficiadas pelo programa Bolsa Família ou em situação de risco social. ?Alem de oferecer um serviço socioeducativo continuado de proteção básica de assistência social, o programa também integra serviço e transparência de renda, exigindo esforço de integração dos gestores, com objetivo de fortalecer a família, os vínculos familiares e sociais?, enfatizou.
A secretária informa também que de imediato serão desenvolvidas atividades de esporte e cultura, artesanato, informática, dança e, de acordo com a demanda novas atividades serão aplicadas. Em São Francisco a direção do Projovem conta com uma coordenadora e pedagógica, uma assistente social e quatro facilitadores. Para finalizar a secretaria falou da colaboração do prefeito Jairo Borges Farias (PR) no desenvolvimento de ações sociais no município.
...