Ji-Paraná será sede de curso e consultoria em exportação
O Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Rondônia) estará realizando entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro, em Ji-Paraná, interior de Rondônia, curso e consultoria coletiva em exportação com foco nos mercados do Peru e da Bolívia. A proposta da capacitação é aumentar a participação das empresas do Estado nessa tríplice fronteira e, por extensão, a todos os mercados.
A ação faz parte da agenda do projeto Mercado de Fronteira Brasil, Peru e Bolívia. O evento acontecerá na sala Piraíba do Hotel Transcontinental, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Apenas 30 vagas estão disponíveis e foram abertas ontem (9). Ji-Paraná foi escolhida como sede do curso por estar geograficamente no centro do Estado, podendo reunir mais facilmente empresas de todos os demais municípios rondonienses, como propõe o projeto. Os empresários interessados em participar do comércio exterior, principalmente exportar para os países andinos,? terão a oportunidade de se capacitar com relação a esse importante mercado, informa o diretor superintendente do Sebrae, Pedro Teixeira Chaves.
Entre teoria e prática, os participantes aprenderão sobre internacionalização das empresas, execução de comércio exterior, negociações internacionais, comércio externo estratégico, além de execução operacional de exportação para Peru e Bolívia. As aulas serão ministradas por Vitor César Galesso, de Mato Grosso, e Ivanilda Frazão Tolentino, gerente do Centro Internacional de Negócios Rondônia. O curso é resultado de um estudo estratégico para a região, que recebe empreendimentos como a construção de estradas no Estado, de pontes e rodovias ligando o Brasil ao Peru e à Bolívia, possibilitando a conquista de um mercado importante para as empresas rondonienses. Isso contribuirá para a diminuição das desigualdades mercadológicas entre os continentes.
As articulações para essa ação e várias outras para a construção de um mercado mais justo para Brasil, Peru e Bolívia começaram a ser costuradas mais intensamente a partir de um seminário realizado em Porto Velho no dia 15 de maio de 2008. O evento ocorreu no auditório do Cetene (Centro de Educação Tecnológica e de Negócios de Rondônia).
PARCERIA - O curso e a consultoria coletiva em exportação é uma ação em parceria com a Federação do Comércio de Rondônia, ECT [Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos], CIN [Centro Internacional de Negócios], Fiero [Federação das Indústrias de Rondônia], Banco da Amazônia e Banco do Brasil. Os interessados devem entrar em contato com a Unidade de Apoio a Mercado e Inovação Tecnológica do Sebrae ? contato Pedro Afonso 69 3217 3825.
...