IBGE inicia censo em Costa Marques
(Da Redação) Equipe do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), iniciou no último dia 3 de agosto, o Censo Demográfico brasileiro, no município de Costa Marques. A cerimônia de abertura ocorreu no auditório da SEMD (Secretaria Municipal de Educação), contando com a presença de diversas autoridades presentes, entre elas a Prefeita Municipal, Jacqueline Mesquita, vereadora Lora, secretários municipais, a coordenadora do IBGE na cidade, Elaine Souza Cruz, entre outras autoridades.
A prefeita Jacqueline Mesquita, falou da importância do Censo Demográfico Brasileiro, cujos resultados vão subsidiar o planejamento de políticas públicas e privadas pelos próximos dez anos. Desta forma é de suma importância sabermos quantos somos e como vivemos.
Para conseguir essas informações de forma mais nítida possível da população e de suas condições de vida, o IBGE conta, acima de tudo, com a colaboração da população, que deve receber bem o recenseador e responder o questionário corretamente. Lembrou ainda, que não medirá esforços para colaborar com os trabalhos dos 15 recenseadores, coordenados pela Elaine.
Segundo a Jacqueline Mesquita, a prefeitura tem a disposição os servidores da FUNASA e os Agentes Comunitários de Saúde, que já realizam um ótimo trabalho com a população rural e eles poderão dar todo apoio aos recenseadores. ?O censo do IBGE só alcançará os seus objetivos, se não deixar nenhum habitante de fora, se a população participar ativamente, respondendo todos os questionamentos?, enfatizou.
De acordo com a coordenadora do IBGE em Costa Marques, ao longo das próximas semanas, até dia 31 de outubro, cada domicílio brasileiro receberá a visita de um recenseador do IBGE. ?É a partir das informações coletadas por eles que o Brasil poderá se planejar para os próximos dez anos: elas ajudarão a definir políticas públicas em níveis nacional, estadual e municipal, além de auxiliar a iniciativa privada a tomar decisões sobre investimentos?, ressaltou.
Elaine Souza disse ainda que cada um dos recenseadores poderá ser identificado pelo seu uniforme ? colete e boné, com logotipo do Censo, pelo equipamento eletrônico de coleta de dados (PDA) e por um crachá visível no bolso do colete, com nome, número de matrícula e foto. ?Essa identidade poderá ser confirmada por meio de ligação gratuita para o telefone 0800-7218181, das 8h às 22h, e pelo site do IBGE na Internet, no link www.censo2010.ibge.gov.br/recenseadores.php?, concluiu.
REALIDADE DOS MUNICIPIOS - O Censo Demográfico é a única pesquisa domiciliar a levantar informações sobre todos os 5.565 municípios brasileiros e, para alguns quesitos, trará dados até mesmo para bairros e distritos. Investigando as características dos domicílios, as relações de parentesco, fecundidade, educação, trabalho, renda, cor e raça e religião, o questionário do Censo foi amplamente discutido com especialistas e usuários, atende a recomendações internacionais e trará perguntas capazes de verificar as transformações sociais desde a realização do Censo 2000.
Transformações que influenciaram a inclusão de novas perguntas neste ano. Sobre os domicílios, haverá questões sobre o uso de medidor e disponibilidade de energia elétrica, a existência de telefone celular e de motocicleta, acesso à Internet, emigração internacional, mortalidade e responsabilidade compartilhada. Em relação aos moradores, o IBGE investigará a etnia ou povo indígena, as línguas indígenas faladas, a existência de registro de nascimento para as crianças de até dez anos, o curso de especialização de nível superior, o recebimento de rendimentos provenientes de programas sociais, o tempo de deslocamento de casa para o trabalho e o arranjo familiar de cônjuges do mesmo sexo.
...