Ji-Paraná está unida em prol do meio ambiente
Com objetivo de implantação de futuras ações para preservação do meio ambiente e melhoria das condições de trabalho daqueles que sobrevivem catando material reciclável no lixo, foi que reuniram-se na manhã de ontem (11), na Semagri (Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente), representantes da Prefeitura Municipal, Banco do Brasil e do Juizado Especial Cível e Criminal.
As reuniões, que vêm acontecendo desde o início do ano, deverão ter como resultado a criação de meios que equacionem os problemas do lixo urbano. De acordo com a Juíza Maria Abadia, todos os recursos obtidos com as multas resultantes de processos relacionados com o meio ambiente devem ser aplicados na prevenção e reparação de danos causados ao próprio meio ambiente.
?Iniciamos nossos trabalhos com visita ao lixão municipal, onde observamos o que precisa ser adequado. Realizamos levantamento na cidade para saber quais empresas aqui instaladas que realizam trabalho de reciclagem. Durante este período fomos ganhando simpatizantes e observamos a necessidade de um plano de ação, que tem que ser muito bem elaborado para que não apliquemos mal os recursos obtidos com essas multas?, explicou a Juíza.
LIXÃO - Segundo a equipe observou-se no lixão municipal a necessidade da construção de um barracão e da implantação de uma esteira para melhoria do trabalho realizado pelos catadores. Segundo levantamentos realizados pela empresa responsável pela coleta de lixo em Ji-Paraná, sem a esteira para a seleção dos materiais recicláveis, apenas 15% deste produto é selecionado. Com a utilização de uma esteira, esse número pode subir para 90% de aproveitamento.
?Com esse maior volume de material reciclável sendo retirado, passaremos a ter um lixão mais controlado e beneficiaremos os catadores de lixo. Também já realizamos uma reunião com esses cidadãos para tentar conscientizá-los da necessidade de se organizarem em cooperativa, o que pode melhorar a qualidade do trabalho?, finalizou Cleuza Aparecida Machado, representante da Semagri.
...