Ji-Paraná se prepara para a vacinação no dia D contra a pólio
(Josias Brito) A Semusa (Secretaria Municipal de Saúde de Ji-Paraná), inicia amanhã (14), a segunda etapa de vacinação contra a poliomielite no município. A campanha tem como meta imunizar com a segunda dose da vacina, 10.070 crianças com idade de até 5 anos, o que corresponde a 95% da população do município nessa faixa etária.
O secretário de saúde, José Batista, disse que o município disponibilizará a vacina contra poliomielite em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) e em postos de vacinação espalhados pelos bairros, sejam em escolas, associações de moradores, igrejas, mercados, entre outros.
Segundo a chefe da Imunização Maria Francisca Garcett Barros, a segunda dose da vacina contra a poliomielite estará disponível, no horário das 8 horas às 17 horas, em todas as Unidades Básicas de Saúde, sendo um total de 46 pontos de vacinação em Ji-Paraná.
José Batista disse ainda que apesar do país se oficialmente estar livre da doença há 21 anos, a população não deve se descuidar. ?Estamos enviando todos os esforços para que toda a população menor de cinco anos seja imunizada contra a doença. As equipes de vacinadores estão preparadas para aplicar o medicamento nos 46 pontos vacinatórios?, lembrou o secretário.
A partir de segunda-feira (16), a segunda dose da vacina estará disponível somente nas Unidades Básicas de Saúde, Hospital Municipal e nos dois Centros de Saúde. A campanha municipal de vacinação contra a pólio em Ji-Paraná faz parte da programação da campanha nacional de vacinação contra a doença.
DOENÇA - A poliomielite é uma doença infectocontagiosa causada por três tipos de poliovírus. A forma abortiva da doença caracteriza-se por febre, dor de cabeça, dor de garganta, anorexia, vômitos, e dor abdominal. A forma meníngea apresenta os mesmos sintomas da forma abortiva e mais a irritação meníngea. Já a forma paralítica caracteriza-se por uma paralisia flácida assimétrica, predominando em membros inferiores e em grandes grupos musculares.
...