Comércio poderá funcionar no feriado municipal em Ji-Paraná
> Dia de Dom Bosco é um dos dois feriados municipais da cidade
(Paulo Demétrius) O próximo final de semana do jiparanaense será prolongado. Na segunda-feira (16), comemora-se o aniversário de nascimento de São João Bosco, padroeiro de Ji-Paraná. A data tem grande importância no calendário da cidade pela tradição católica dos pioneiros do município, que em pouco tempo se tornou um dos dois feriados municipais - o segundo é o aniversário da cidade no dia 22 de novembro. Os festejos serão realizados com missas e encontros promovidos pela paróquia, além da paralisação de grande parte do comércio da cidade.
Huberman Carneiro, presidente do Sinjilojas (Sindicato dos Lojistas) e diretor da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) de Ji-Paraná, explicou que será permitido ao comerciante que abra as portas no feriado, desde que se cumpra algumas regras trabalhistas. ?Será permitido que se abra as portas do comércio, para isso, o funcionário deverá receber 100% das horas extras (não descontável no banco de horas), não poderá exceder 6 horas de trabalho e deverá ter suas despesas com transporte bancadas pelo empregador?, lembrou Huberman.
Segundo o representante dos lojistas, isso acaba favorecendo as empresas familiares. ?Aqueles pequenos negócios de família (padarias, lanchonetes, mercadinhos, etc) costumam abrir nesses feriados. Já as empresas com um corpo de funcionários maior costuma não abrir as portas, justamente porque os gastos com os lucros não compensam diante dos pagamentos dos direitos dos empregados?, explicou o presidente do Sinjilojas.
Outro detalhe do aniversário do padroeiro de Ji-Paraná, é que ele é chamado de 'feriado constitucional', ou seja, juntamente com mais oito feriados nacionais e o aniversário da cidade, o dia de Dom Bosco exige o pagamento dos encargos de funcionários caso eles trabalhem.
?Feriado como o dia do Evangélico, Corpus Christi e aniversário de Rondônia são feriados que são celebrados pelo costume o que não exige alterações no dia a dia dos comerciantes?, completou Huberman Carneiro .
POPULAÇÃO ? Joseana de Abreu Gomes é nascida em Ji-Paraná e diz que o feriado de 16 de agosto é o mais lembrado pela população jiparanaense. ?Desde que me lembro, sei que dia 16 é feriado de Dom Bosco. Acho que todo morador de Ji-Paraná já espera esse feriado?, afirmou a dona de casa. Outra parte da população aprecia o fato do feriado em 2010 ter caído na segunda-feira. ?O bom deste ano é que o feriado caiu na segunda. Ganhamos um fim de semana mais comprido?, comemorou Marcos Alves, balconista de uma loja da cidade. O próximo feriado será no dia 7 de setembro (independência), seguido de 12 de Outubro (Nossa Senhora Aparecida) e Finados.
...