Unir de Ji-Paraná se prepara para receber graduação em música
> A diretoria do campus ainda negocia os últimos detalhes antes da implantação do curso
(Paulo Demétrius) Na noite da última quinta-feira (12), no final da reunião de aprovação do regimento interno do Conselho Municipal de Cultura, o diretor do campus da Unir em Ji-Paraná, Gunther Brucha , anunciou que a instalação do curso de licenciatura em música na cidade está muito bem encaminhado junto à reitoria da instituição, à sociedade civil e também à Semed (Secretaria Municipal de Educação).
O diretor concedeu entrevista ao Correio Popular explicando o que falta ser acertado para a implantação do curso em Ji-Paraná. ?Pode-se dizer que as conversas sobre a implantação do curso de música estão bem avançadas, faltando apenas que se acerte alguns detalhes estruturais e logísticos?.
Os detalhes no qual o diretor se refere são principalmente entraves burocráticos no processo seletivo e também no número de turmas e vagas disponibilizadas. ?A forma como esses alunos serão selecionados e a definição da quantidade de vagas são as arestas que faltam serem aparadas?, afirmou o diretor do campus.
Quanto ao número de turmas, Gunther Brucha diz que de imediato será aberta apenas uma turma, porém, com um futuro êxito, poderão ser selecionadas novas turmas. ?No momento, negocia-se uma turma com 20 vagas, mas, caso a demanda nesse primeiro momento seja muito grande, poderão ser abertas 40 vagas?, explicou Gunther.
NECESSIDADE ? Segundo o diretor da Unir em Ji-Paraná, essa primeira turma vem suprir a necessidade dos alunos que participam do tradicional projeto Amigos da Orquestra, realizado em Ji-Paraná, mas segundo ele, essa licenciatura também atenderá a uma lei federal que coloca a música como disciplina obrigatória na grade curricular dos ensinos fundamental e médio.
?Essa nova lei criou uma situação deficitária no número de profissionais para atenderem essa nova determinação legal, o curso de música também será muito válido para sanar esse desequilíbrio?, argumentou Gunther.
Tantos prós a favor da implementação do curso já garantiu algumas promessas positivas da reitoria da instituição. ?Temos a palavra do reitor de que será destinado uma verba de 100 mil reais por ano para custear a vinda dos professores de fora, aquisição de instrumentos e outras despesas que o curso possa vir a exigir. Esse valor, de início, é suficiente para bancar isso tudo?, completou.
Por fim, Gunther Brucha afirma que após a instalação da primeira turma, o próximo passo será trabalhar pela estruturação de um departamento de música dentro do campus. ?Esperamos que em 2014 possamos contar definitivamente com o curso de Música na unidade de Ji-Paraná?, finalizou o diretor do campus.
A primeira turma será aberta no próximo ano, com data de conclusão para 2014. O processo de seleção ainda não foi definido, mas contará com um teste de proficiência musical.
...