Crianças com menos de 5 anos recebem a 2ª dose da vacina contra pólio neste sábado
Com a meta de imunizar 14,6 milhões de crianças com menos de 5 anos, acontece neste sábado (14) a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomelite. Cerca de 115 mil postos participarão da mobilização em todo o país.
Nesta segunda etapa da campanha - a primeira ocorreu em 12 de junho, o Ministério da Saúde distribuiu 24 milhões de doses da vacina. No total, somando as duas fases, são 48 milhões de doses.
Apesar do Brasil não registrar casos há mais de vinte anos, a doença ainda é comum em outras partes do mundo, como Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão. A imunização previne contra os riscos de importação de casos provenientes de outros países que ainda registram casos da doença, principalmente dos que têm relações comerciais ou registram um fluxo migratório com o Brasil, como é o caso de alguns países africanos e asiáticos.
Pelo calendário básico de vacinação, os bebês devem receber a vacina aos dois, quatro e seis meses. Aos 15 meses, as crianças recebem o primeiro reforço. Porém, é importante que todas as crianças menores de cinco anos (de 0 a 4 anos 11 meses e 29 dias) tomem as duas doses da vacina durante a Campanha Nacional, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente.
A vacina não apresenta contra-indicações. Porém, recomenda-se que as crianças que estejam com febre acima de 38º ou com alguma infecção sejam avaliadas por um médico antes de receberem as gotinhas. A vacina também não é recomendada para crianças que tenham problemas de imunodepressão (como pacientes de câncer e Aids ou de outras doenças que afetem o sistema imunológico, de defesas do organismo).
Para informações sobre locais de vacinação e horários de funcionamento dos postos, os pais devem procurar a Secretaria de Saúde do seu município.
O telefone do Disque Saúde, do Ministério da Saúde, é 0800 61 1997....