MPF denuncia ex-donos de falso consórcio em Ji-Paraná
Pelo menos 59 pessoas foram enganadas com golpe que rendeu mais de R$ 31 mil aos fraudadores
Porto Velho (RO), 16.08.2010 ? Os ex-donos da empresa GM Multicompra foram denunciados na última semana por fraude contra o sistema financeiro e estelionato. Carlos Roberto Galvão Machado e Itabiana Subtil de Oliveira operavam, sem autorização, um consórcio em Ji-Paraná. A unidade do Ministério Público Federal (MPF) no município fez a denúncia e pediu que a Justiça Federal condene os dois pelos crimes, com pena de prisão de um a cinco anos e multa.
Na denúncia do MPF consta que, de fevereiro a maio de 2008, eles engaram pelo menos 59 pessoas com a promessa de consórcios de motocicletas, veículos e imóveis. A fraude rendeu aos dois mais de 31 mil reais. Em panfletos distribuídos pela cidade, a empresa anunciava a entrada no mercado de ?um grupo independente de compra?.
Para obter credibilidade, os denunciados encaminharam correspondências ? documento denominado ?Prospecção comercial na Cidade de Ji-Paraná/RO? ? a órgãos públicos, inclusive ao Procon e à prefeitura, prestando esclarecimentos sobre o funcionamento do empreendimento administrado por eles.
?No ato da assinatura de alguns dos contratos, na sede da empresa, os donos do consórcio empregavam ardil para obterem a adesão dos consumidores, como afirmar que os interessados seriam contemplados com o bem pretendido ? inclusive dinheiro ? em curto espaço de tempo, que haveria o sorteio conjunto de dez contratantes, que a disponibilização do dinheiro só dependia da liberação de uma senha etc?, relata o MPF.
Após a assinatura do contratos, os denunciados exigiam 350 reais, valores referentes a ?custas administrativas da proposta? e primeira parcela. Depois de alguns meses em que os consorciados pagaram as demais mensalidades, os denunciados fecharam as portas da empresa, sem que qualquer consumidor tivesse recebido o bem prometido ou recebesse de volta o valor pago.
Fonte: MPF/RO (www.prro.mpf.gov.br)...