MEGAFONE
QUEIMADA ALERTA
O aumento no foco de queimadas levou o Comitê Estadual de Prevenção e Combate ao Fogo a decretar ontem situação de emergência, em Rondônia. De acordo com a entidade, mais de 100 incêndios são registrados por dia, apenas na capital. O aumento é de 874% nos focos de calor nos primeiras semanas de agosto.
SEM AULAS
Por determinação do reitor da UNIR, as atividades do Campus ?José Ribeiro Filho?, de Porto Velho, foram suspensas de ontem (18) até amanhã, sexta-feira (20). O motivo são as constantes queimadas que estão tornando difíceis a vida administrativa, docente e discente no Campus. A comunidade acadêmica ? alunos, funcionários e docentes ? reclama de mal-estar, como ardor nos olhos, e manifestações alérgicas. Os professores sofrem de rouquidão e as aulas ficam difíceis de serem ministradas.
SEM ESFORÇO
O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), suspendeu ontem o esforço concentrado na Casa e não vai mais realizar sessão na tentativa de colocar em votação três MPs que obstruem a pauta. A decisão foi tomada em conjunto com líderes partidários, na residência oficial do presidente da Câmara, com base em três argumentos: a falta de acordo entre os líderes, o baixo número de deputados que estão em Brasília, e a invasão da Câmara por agentes penitenciários, policiais civis e militares que querem a aprovação das PECs 300 e 308.
IRREGULARIDADES EM RONDÕNIA
O Congresso Nacional recebeu na terça-feira (17) do TCU a relação de 14 obras que apresentam irregularidades graves no Brasil, duas delas estão em Rondônia. A ponte sobre o rio Madeira, em Porto Velho, aparece no topo da lista, embora a superintendência do DNIT alegar não existir problemas. Outra irregularidade é na área energética. A construção da linha de transmissão que levará energia das usinas hidroelétricas de Santo Antônio, em Porto Velho (RO), até Araraquara (SP), está comprometida. Essas obras correm o risco de não receber recursos em 2011.
SEM RECURSO
O ex-presidente da Idaron, Augustinho Pastore, não será mesmo candidato este ano. Por um erro de seu advogado, ele teve negado seguimento a recurso especial. O advogado apresentou a petição diretamente ao TSE e não ao TRE de Rondônia, onde teve o registro de candidatura negado com base na Lei da Ficha Limpa. Baseado neste erro, o ministro Arnaldo Versiani rejeitou a representação, e Pastore, que é ex-vereador de Vilhena, fica mesmo fora da disputa, uma vez que já perdeu prazo para apresentar novo recurso.
NOVO MUNICÍPIO
Em meio ao período eleitoral pouco se divulgou, mas os ministros do TSE homologaram, por unanimidade, o resultado do plebiscito para a criação do município de Extrema de Rondônia, aprovada por 90% dos eleitores, no plebiscito realizado em 28 de fevereiro deste ano. O novo município será chamado de Extrema de Rondônia e integrado pelos distritos de Fortaleza do Abunã, Vista Alegre do Abunã, Nova Califórnia
...