Revelações mirins de Ji são contratadas no PR
(Paulo Demétrius) Cada dia é mais comum que os times de futebol profissional procurem novos talentos com idades cada vez menores. Em Ji-Paraná, essa realidade de formação de atletas de alto nível já foi assimilada há alguns anos. Dunant (no começo da década se revelou no Atlético Paranaense), Júnior Capelaço (conhecido por ?Ji-Paraná?, chegou a integrar o elenco de grandes times da série A do Campeonato Brasileiro e também das seleções de base) e Gustavo Tabalipa (que passou por Goiás e agora atua na base do Internacional).
No começo da semana, mais dois talentos da cidade começaram a caminhada rumo ao profissional. João Victor Pedro Tavares e Talison Kelvin (11 e 12 anos) acertaram com o Trieste Futebol Clube, de Curitiba.
Ademilson José da Silva, conhecido como Coquinho, foi o técnico e olheiro responsável pelo teste dos garotos na capital Paranaense. Coquinho trabalha com escolinha de futebol e times de base em Ji-Paraná desde 1994 com sua escola/time AJS.
O professor disse que a estrutura do Trieste é comparável a dos melhores centros de treinamento do Brasil. ?Os meninos estão em boas mãos. O pessoal do Trieste é muito profissional e com uma estrutura de primeiro mundo. São poucos times do Brasil que tem aquela estrutura?, observou o técnico das revelações.
Segundo Coquinho, o grande diferencial do Trieste é que ele não mantêm um time profissional, se especializou nas bases, é um clube formador de atletas.. ?Os garotos que moram no clube são selecionados e treinados com acompanhamento de piscológos, professores e junta médica. De lá já saíram muitas contratações para grandes clubes?, avaliou.
FORMAÇÃO ? Os jovens talentos jiparanaenses apareceram nos diversos campeonatos interescolares e infanto-juvenis disputado na cidade. A AJS é uma das escolas mais duradouras na cidade, e tem um histórico vencedor nos campeonatos. Desde 2006 o time fechou parceria com a Unimed, que passou a ajudar nas despesas da AJS.
?Tudo começou quando fiz um ofício solicitando ajuda na compra de material e entreguei sem maiores pretensões para a Unimed. A parceria foi crescendo e hoje existe um projeto AJS/Unimed?. Contou Coquinho.
O técnico diz que estuda-se uma ampliação desse apoio da patrocinadora. ?Pretendemos começar a disponibilizar aulas gratuitas para todos os alunos da AJS, o que beneficia esses jovens, a AJS e também a Unimed, que sempre tem uma preocupação social importante?, destacou.
Além da formação de novos atletas, a parceria entre AJS e Unimed já resultou em conquistas de destaque nacional. A equipe conquistou em 2008 o campeonato brasileiro da categoria. ?Só se é possível realizar formação de jogadores com apoios como esse que a Unimed tem dado?, finalizou o técnico.
...