MEGAFONE
CARLÃO É CONDENADO
Justiça feita! O ex-presidente a ALE-RO, José Carlos de Oliveira foi condenado a devolver integralmente o valor de 625 mil e 120 reais, desviado por ele e a sua quadrilha dos cofres da Assembleia Legislativa. Além disso, recebeu a suspensão dos direitos políticos por 10 anos, multa civil de 1/2 do valor do dano reconhecido e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de dez anos.
VEREADOR CASSADO
A Câmara Municipal de Jaru, em sessão extraordinária no dia (19), cassou o mandato do vereador Francisco Hildemburg Costa Bezerra, o Chiquinho da Emater (PPS) por quebra de decoro parlamentar, configurado no entendimento dos demais edis, ao participar de um processo de licitação da Prefeitura Municipal de Jaru. O resultado da sessão foi de 7 a 2 pela cassação. Quem assumirá a vaga deixada por Chiquinho será o seu suplente, o radialista José Augusto (PPS).
NÃO A MIOTO
O TSE negou liminar para o deputado estadual Jair Mioto (PPS-Monte Negro), condenado por abuso de poder econômico. Com a decisão, o deputado continua com o registro indeferido. Em julgamento em Rondônia, o Tribunal Regional Eleitoral negou seu registro por entender que sua situação é enquadrada na Lei da Ficha Limpa.
CONCURSO NA UNIR
A UNIR está com inscrições abertas até a próxima quinta-feira, 26 de agosto, para concurso público de provas e títulos para professor do magistério superior. No total, 25 vagas são oferecidas em diversas áreas do conhecimento distribuídas entre os Campi da UNIR em Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Porto Velho, Rolim de Moura e Vilhena. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no endereço www.concursoedital020.unir.br.
SEM COLETA
De acordo com a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico, divulgada na semana passada (20) pelo IBGE, dos 5.564 municípios do País, só 994 têm coleta seletiva, sendo que 536 deles contam com a participação das chamadas cooperativas. O paradoxo aparece quando se comparam os números - mesmo com a coleta seletiva restrita a poucos municípios, o Brasil é um dos campeões de reciclagem. De acordo com dados do Cempre (Compromisso Empresarial para a Reciclagem), o Brasil reciclou, em 2008, aproximadamente 91,5% da produção nacional de latas, enquanto o Japão recuperou 90,8%, a Argentina reciclou 87,3% e os Estados Unidos, 54,2%.
LIXÕES
Um dos maiores problemas no País se refere aos aterros sanitários. Os vazadouros a céu aberto, conhecidos como lixões, constituem o destino final dos resíduos sólidos em 50,8% dos municípios brasileiros. A pesquisa revelou que 89,3% dos municípios do Nordeste e 85,5% do Norte destinam seus resíduos sólidos para estes lixões, onde não ocorre nenhum tipo de tratamento.
...