Mutirão contra mosquito da dengue em Nova Londrina
Agentes de endemias da Secretaria de Saúde de Ji-Paraná, na próxima terça-feira (31), continuará no Distrito de Nova Londrina com mais um arrastão contra o Aedes Aegypt - mosquito transmissor da dengue. A proposta é de se juntar à comunidade na limpeza dos quintais das residências, comércios e órgãos públicos na eliminação de prováveis criadouros.
O mutirão de limpeza faz parte das ações da DCV que pretende erradicar os focos de transmissão na próxima temporada de chuva, ocasião em que a reprodução do mosquito aumenta e faz vítimas até fatais.
Além do arrastão, os agentes de endemias continuarão atuando em outras frentes de trabalho, como a orientação à população quanto à eliminação dos criadouros, recolhimento de lixo, visitas domiciliares e aplicação de inseticidas.
Segundo o secretário de saúde de Ji-Paraná, José Batista da Silva, é imprescindível que as ações de combate ao mosquito da dengue sejam reforçadas a partir deste momento. ?Nesta época de seca o trabalho dos agentes é mais eficaz, mas precisamos do apoio da sociedade para acabar com os criadouros antes das chuvas começarem?, alertou o secretário.
Na semana passada em um estabelecimento comercial do bairro 2 de Abril foram encontradas milhares de larvas do mosquito Aedes Aegypit, segundo informou Milton Rodrigues, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde da cidade.
?Fomos solicitados a verificar a empresa porque havia suspeita do mosquito no local?, informou Rodrigues, explicando que a reprodução do mosquito estava em andamento em uma caixa de ar-condicionado do comércio. ?Acabamos com os focos?, tranquilizou.
...