Fórum sobre Ensino Médico acontece na capital
A secretária-geral do Conselho Regional de Medicina de Rondônia, médica Rita de Cássia, afirmou na última segunda-feira (23), que a entidade aguarda com grande expectativa a participação dos acadêmicos dos cursos de medicina da Unir, São Lucas, Fimca e Facimed (Cacoal), nos debates do ?I Fórum sobre Ensino Médico em Rondônia?, que será aberto hoje (25) às 9 horas, no auditório do Cremero, em Porto Velho.
Ela ressaltou a importância do evento, que contará também com a participação do médico Renato Passini Jr, um dos conferencistas de renome nacional e um dos mais requisitados do momento para falar sobre residência e qualidade da residência médica. Passini também estará representando em Porto Velho a Associação Médica Brasileira (AMB) e falará sobre ?Residência Médica e Qualidade da Residência Médica?.
Rita de Cássia acredita que o Fórum será uma espécie de divisor de águas no contexto da qualidade do ensino médico, pois em relação aos outros estados, Rondônia praticamente iniciou sua trajetória. ?O que se quer é que o ensino médico comece a ser ministrado em Rondônia dentro dos princípios éticos em todas as suas etapas?.
A iniciativa do Conselho Regional de Medicina em conjunto com o Conselho Federal de Medicina (CFM) tem por objetivo ampliar essa discussão com as próprias faculdades, que inclusive estão apoiando a divulgação do evento, afixando faixas em seus campus.
Segundo o conselheiro federal do CFM, médico José Hiran Gallo, há que se ressaltar, ainda, os esforços da coordenadora geral do evento e presidente do Cremero, médica Inês Mota, para trazer conferencistas de renome nacional, como a diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, que já confirmou participação e é uma das palestrantes.
Hiran Gallo considera o evento como muito importante e disse que os proprietários não devem temer a participação nas discussões. ?Não queremos crucificar ninguém. Pelo contrário, queremos discutir melhorias para o ensino médico em Rondônia?.
...