Clima seco aumenta problemas respiratórios
> O aumento de casos de pessoas com dificuldades respiratórias já chega a 80%
(Paulo Demétrius) Os últimos dias tem sido uma tortura para a população de Rondônia. Fumaça de queimadas, calor, baixa umidade e poeira são os ingredientes que compõe o ar carregado respirado pela população. Em Ji-Paraná, essa mistura de fatores criou um aumento expressivo de casos de pessoas atendidas com sintomas originados pela baixa qualidade do ar. Segundo dados da Semusa (Secretaria Municipal de Saúde), o aumento de casos de pacientes atendidos com problemas respiratórios está na casa dos 80%.
O assessor de comunicação da Semusa, Paulo Sérgio de Oliveira, contou que todos os anos, na época da seca, esse aumento acontece, mas alertou dizendo que em 2010 esse número de pacientes com problemas respiratórios extrapolou a média. ?A poeira, o calor e a baixa umidade sempre causam problemas para a população, mas esse ano, a quantidade recorde de fumaça de queimadas piorou tudo?, ponderou Paulo Sérgio.
Paulo disse ainda que a parcela da população mais atingida por esse tipo de complicação são os idosos e as crianças, devido à baixa resistência fisiológica dessas pessoas. ?O que se observa é que ,infelizmente, há um grande número de idosos e mães de crianças procurando o Hospital Municipal para nebulização, com garganta irritada e dificuldade para respirar?, lamentou o assessor da Semusa.
CUIDADOS ? A orientação da Semusa para lidar com os efeitos do calor e do ar inadequado é que antes de qualquer coisa, deve-se haver uma intensa hidratação da população. ? Pede-se que as pessoas fiquem atentas a isso. Na época da seca, o corpo perde muito líquido, o que acaba comprometendo inclusive a respiração?, explicou. Dicas como uma toalha molhada, diminuição na atividade física e proteção do calor, são outras ações que amenizam os efeitos da baixa umidade.
Outra dica são os umidificadores de ar, que são bem práticos e aconselháveis, principalmente para crianças. ?O importante é neutralizar a secura do ar, seja com umidificadores ou de formas mais simples, como toalha e bacia com água?, finalizou o Assessor da Secretaria.
A Sociedade Brasileira de Oftalmologia orienta o uso de compressa de água gelada sobre o rosto, caso os olhos fiquem irritados. Antes de usar colírios, é preciso consultar um médico, sobretudo para quem usa lentes de contato ou possui alguma doença nos olhos. A entidade também recomenda piscar várias vezes e evitar coçar os olhos. A pele também merece atenção especial neste período. Especialistas recomendam evitar banhos com água muito quente, que provocam o ressecamento da pele, e usar sempre que possível creme hidratante.
...