Governo Federal declara estado de emergência ambiental em Rondônia
(Da Redação) O Governo Federal declarou nesta semana estado de emergência ambiental em Rondônia e mais 13 estados e no Distrito Federal devido aos incêndios florestais que arrasam milhares de hectares de floresta.
Com o decreto e em "função excepcional de interesse público", os estados afetados pelos incêndios poderão contratar brigadistas para combater o fogo sem necessidade de licitação, um processo complicado em época eleitoral.
Além de Rondônia e Distrito Federal, estão na lista os estados do Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima, Pará, Piauí, Tocantins, Bahia, Goiás e Minas Gerais. Segundo um balanço apresentado no dia 31 de agosto pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, até a data o Brasil tinha registrado 12.500 incêndios florestais em 2010.
Em algumas regiões, como o Parque Nacional das Emas, em Goiás, o fogo arrasou mais de 90% da vegetação. No Parque Nacional do Araguaia, no Tocantins, a superfície queimada chega a 60%.
Os especialistas atribuem os incêndios à escassez de chuvas, a baixa umidade do ar e as queimadas de terra para cultivo, que muitas vezes saem do controle
...