Carreta Oncológica marca data de atendimento em Ji-Paraná
> Parceria entre Hospital do Câncer e o GAPC possibilita o tratamento de centenas de rondonienses
O GAPC (Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Ji-Paraná ) avisa a todos os jiparanaenses que participaram da triagem para atendimento na Carreta de Prevenção de Câncer da Fundação Pio XII (Hospital de Câncer de Barretos- HCB), que está confirmado o atendimento para os próximos dias 30 de setembro e 1º de outubro, no pátio da Semusa (Secretaria Municipal de Saúde). Em sua terceira visita à cidade, a Carreta Oncológica realizará este ano 240 atendimentos nas áreas de câncer de pele, próstata e colo de útero.
Segundo Silvia Cristina Amâncio Chagas, coordenadora do Hospital do Câncer em Ji-Paraná, no último ano, foram realizados 132 atendimentos pela Carreta Oncológica, sendo que desse total, nove foram constatados como câncer de colo de útero, 10 como câncer de pele e 12 de próstata.
?É muito importante que as pessoas se conscientizem da necessidade de diagnosticar o problema logo no início, o que aumenta muito as chances de cura?, afirmou Sílvia.
De acordo com dados do Hospital do Câncer, no último ano foram recebidos 1.239 pacientes em Barretos, provenientes de Rondônia, e realizados 13.157 atendimentos. Só de Ji-Paraná, foram enviados 155 pacientes e realizados 2.144 atendimentos, o que coloca o município em terceiro lugar no número de pacientes encaminhados. A capital, Porto Velho, encaminhou 161 pacientes e Vilhena 190. Todos os atendimentos são gratuitos.
Todo o trabalho realizado em Ji-Paraná pela Carreta Oncológica acontece em parceria com o GAPC, por meio dos seus membros, que são voluntários; com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Semusa; e também com a colaboração da Cooperativa de Crédito Ji-Cred.
A vinda da estrutura do Hospital do Câncer de Barretos só ocorrerá na atual data porque a carreta de atendimento adiou a viagem devido a problemas mecânicos.
...