Entidades participaram de 'Diálogo com a Comunidade'
(Da Redação) A primeira edição do projeto 'Diálogo com a Comunidade', promovido pelo MPF (Ministério Público Federal) em Rondônia, reuniu 30 entidades da sociedade civil organizada, incluindo associações de bairro, instituições de assistência social e ONGs (Organizações não-governamentais). O encontro entre a comunidade e o MPF estabeleceu uma primeira aproximação entre a sociedade e o órgão que tem por missão defender os direitos sociais e dos cidadãos contra eventuais abusos e omissões do Poder Público.
?A idéia de abrir as portas do órgão é muito boa porque antes era quase inacessível. Foi a primeira vez que estive no MPF?, relatou o presidente da Associação Rural de Cujubim Grande, Valdecir Lisboas. Para a irmã Zezé, da Comissão Pastoral da Terra (CPT), a iniciativa veio ao encontro dos anseios das comunidades. ?Estamos passando por um momento em que o povo quer um canal para expressar suas necessidades. O Ministério Público tem credibilidade na sociedade e demonstrou com esta reunião que tem interesse em dialogar conosco. Os procuradores que nos recepcionaram manifestaram empatia e sensibilidade com a luta do povo?, afirmou.
O procurador-chefe do MPF em Rondônia, Reginaldo Trindade, falou durante o encontro sobre a atuação do órgão, estrutura e limitações físicas e de pessoal. ?Não prometemos soluções mágicas. Nossas armas são a caneta e o coração. Temos muito boa vontade em colaborar nas causas coletivas. Nossos instrumentos de trabalho são a Constituição e as leis do país. A aproximação com a comunidade é necessária para melhor servi-la?, afirmou.
Os participantes do encontro assistiram vídeos sobre a atuação do MPF, receberam folders sobre as áreas de atuação do órgão e cartilhas sobre as eleições de 2010. Alguns representantes das entidades aproveitaram a ocasião e apresentaram denúncias e documentos para serem analisados. No mesmo dia, dois dos casos relatados deram origem a inquéritos civis públicos (investigações).
A próxima etapa do 'Diálogo com a Comunidade' será em outubro e vai reunir as instituições religiosas que prestam serviços nas áreas social, educacional, de saúde, entre outras. A data ainda será definida e divulgada.
...