Ponte sobre o Rio Machado finalmente é liberada
> Após a liberação da última pista, as obras da ponte entraram na fase de acabamento final
(Paulo Demétrius) Depois do caos urbano, os motoristas de Ji-Paraná, desde a manhã de ontem (15), puderam inaugurar a 4ª pista da ponte sobre o Rio Machado.
Ainda no último sábado (11), a equipe de operários da construtora contratada estavam com maquinário realizando a pavimentação da segunda pista - sentido Cuiabá.
De acordo com Raul Salomão, engenheiro da prefeitura que acompanha a obra, em entrevista concedida aos meios de comunicação, a liberação do tráfego nas quatro pistas se normalizou na manhã de quarta-feira, com a retirada das peças de concreto que faziam a separação de uma das vias da ponte.
Além da liberação da última pista sobre a ponte, os engenheiros também informam que os dois túneis construídos nas cabeceiras da ponte também já foram concluídos. Outros reparos na estrutura e no acabamento final serão realizados nos próximos dias.
Sandra Guareschi, engenheira da GM construtora (empresa responsável pela duplicação da ponte), disse - em outra oportunidade - ao Correio Popular que além da liberação das pistas e de outros detalhes, já estavam sendo concluídos as obras de drenagem da ponte para o escoamento das águas das chuvas.
A entrega da quarta pista, os reparos na estrutura antiga, a drenagem e a construção dos túneis fazem parte das últimas etapas antes da entrega definitiva da obra de duplicação da ponte sobre o Rio Machado.
Segundo Gustavo Rivarola, engenheiro-chefe das obras da ponte, o próximo passo será o acabamento da pista. A pintura das faixas e dos blocos de contensão instalados no meio da ponte ainda serão realizados nos próximos dias. ?Ainda acontecerão pequenas alterações no dia a dia dos motoristas enquanto se realizarem os acabamentos, mas não será nenhuma paralisação que irá causar transtornos à população.
FIM DAS OBRAS - Durante os trabalhos, muitos problemas foram registrados: congestionamento, protestos e uma audiência pública, foram alguns dos transtornos gerados pela magnitude da construção.
Porém, com o estágio final das obras sobre o Rio Machado, a população de Ji-Paraná já volta ao seu ritmo normal.
Carlos Queiroz, funcionário de uma loja próxima a ponte, disse que todo é perceptível o desafogo do trânsito com a duplicação da ponte. ?A gente que trabalha de frente pra BR percebe que a liberação de três pistas já foi uma grande ajuda. Agora com a essa quarta pista, com certeza o trânsito irá fluir melhor do que nunca?, afirmou.
Wanderson Oliveira, office-boy de uma loja de auto-peças do segundo distrito, diz que vai ser mais seguro para os veículos. ?A pista que dá acesso ao Nova Brasília era muito estreita. Aqueles blocos de concretos não eram seguros em uma queda?, reclamou o motociclista.
As obras de duplicação da ponte sobre o Rio Machado tiveram início no ano de 2008 e foi orçada em aproximadamente 20 milhões de reais através de um convênio com o Ministério dos Transportes e a prefeitura de Ji-Paraná.
...