MEGAFONE
STF X CGU
A possibilidade de a Controladoria-Geral da União (CGU) fiscalizar repasses federais a um município brasileiro será analisado pelo Plenário do STF. Por considerar que existe questionamento sobre a constitucionalidade dos atos do órgão federal, a 1ª Turma decidiu, na última terça-feira (14), levar a matéria para deliberação do Plenário. Tudo começou porque o prefeito de São Francisco do Conde (BA), recorreu ao STJ, dizendo que a CGU ? órgão central de controle interno do poder federal ?usurpou a competência da Câmara Municipal e do Tribunal de Contas do Estado. Sustenta o ex-prefeito, que o artigo 71, inciso VI, da Constituição Federal é explícito em conferir essa prerrogativa ao Tribunal de Contas.
DILMA NA FRENTE
O instituto Datafolha aponta que a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, venceria a eleição no primeiro turno se o pleito do dia 3 de outubro fosse hoje. Nos resultados, a candidata tem 51% das intenções de voto contra 27% do candidato do PSDB, José Serra, e 11% de Marina Silva (PV). Se forem excluídos os votos brancos e nulos ? critério usado pela Justiça Eleitoral para estabelecer o resultado final das eleições para o cargo de presidente ? Dilma chega a 57% dos votos, o que garantiria a vitória em primeiro turno. A pesquisa foi encomendada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo e registrada no TSE. Foram entrevistadas 11.784 pessoas entre os dias 13 e 15 deste mês.
ESTRADA ANTI ROUBO
Desde ontem, quinta-feira (16), as estradas estaduais de São Paulo terão novos equipamentos para fiscalizar os veículos. Segundo o governo, a fiscalização estará em 42 pontos e será possível detectar se os automóveis que circulam na via são roubados ou têm problemas judiciais. O sistema, chamado de OCR, faz a leitura das placas, consulta o banco de dados online e passa as informações à Polícia Militar Rodoviária.
SERRA DEU PITI
O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, ganhou destaque no Twitter, serviço de microblog, na última quarta-feira (15). Após ameaçar deixar o estúdio da rede CNT, onde dava uma entrevista, o tucano foi parar nos Trending Topics Brasil ? que medem quais são os temas mais tuitados no momento. O candidato se irritou com a insistência em perguntas sobre pesquisas de opinião que apontam vantagem da adversária Dilma Rousseff (PT) e quebra de sigilo fiscal de pessoas ligadas a ele e ao PSDB.
SEM VOTO, SEM VOTAÇÃO
Deixar de votar tirou mais um candidato das eleições deste ano. Jacinto Carlos dos Santos (PR) teve seu recurso indeferido no TSE na quarta-feira em decisão monocrática do ministro Hamilton Carvalhido. A situação de Jacinto é a mesma do deputado Miguel Sena, que também teve seu pedido de registro negado por não ter pago a tempo a irrisória multa de pouco mais de R$ 3. Ambos apresentaram quitação eleitoral após o pedido de registro.
...