MEGAFONE
AJUDANDO O ADVERSÁRIO
A candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva, se confundiu durante um discurso de campanha em Vitória, ontem (17), com o número 43, e pediu votos para o número 45, que é do PSDB. "Eu peço que cada um se empenhe com o seu candidato. Quem tem dúvida vote no 45. Vote no 45 para estadual, para federal e assim você ajuda a eleger pessoas comprometidas com o desenvolvimento sustentável?, disse a candidata durante discurso. Ao perceber o erro, Marina, com bom humor, sorriu e disse que "qualquer um erra".
STF DIZ NÃO A EXPEDITO
O ministro Celso de Mello arquivou o pedido de liminar apresentado pelo ex-senador Expedito Júnior (PSDB), que busca concorrer ao Governo de Rondônia, Celso de Mello valeu-se de questões técnicas, ou seja, não entrou no mérito. Avaliou, por exemplo, que somente após decisão do TSE é que o STF poderia se pronunciar. Na decisão de Celso de Mello, ele diz não ter competência para decidir uma situação que ainda não foi configurada, que é a provável negativa de registro pelo TSE alegada por Expedito.
FRANQUIA DOS CORREIOS
A Justiça Federal da 4ª Região determinou o cancelamento e a republicação do edital de licitação das agências franqueadas pela ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos). Em decisão liminar, o juiz federal Itagiba Catta Preta Neto, entendeu que houve mudanças de critérios na apresentação das propostas dos Correios. A liminar foi em favor da Associação Brasileira de Franquias Postais (Abrapost). Os Correios ainda poderão recorrer da decisão.
UM EM CADA DEZ CANDIDATOS
A menos de três semanas do primeiro turno, a eleição já terminou para um em cada dez candidatos. Das 22.570 candidaturas registradas na Justiça Eleitoral nos estados e no Distrito Federal, 2.726 foram completamente descartadas por terem sido consideradas inaptas ? seja por critérios de inelegibilidade, seja por falta de documentação, seja por desistência ou morte dos candidatos. Outros motivos para a corrida ter parado para esses são candidatos, por exemplo, são a falta de filiação partidária e a não quitação de pendências eleitorais.
RECURSOS
Outros 1.873 postulantes a cargos eletivos nestas eleições vão depender mais do que do julgamento do eleitor na hora do voto: o futuro deles será decidido pela Justiça eleitoral. São os candidatos que conseguiram registrar a candidatura, mas viraram alvo de recurso; e os que foram barrados, mas se mantêm na disputa até uma posição final dos magistrados. Estão nessa condição, por exemplo, os ex-governadores Paulo Maluf (PP-SP), Joaquim Roriz (PSC-DF), Jader Barbalho (PMDB-PA), e o ex-senador Expedito Jr. Outros 12 casos ainda estão em situação indefinida. Os dados fazem parte de levantamento atualizado do TSE.
NOVO RG
O Comitê Gestor do Sistema Nacional de Registro de Identificação Civil, coordenado pelo Ministério da Justiça, escolheu os estados que devem participar do projeto-piloto de implantação do novo cartão que deve substituir as cédulas de RG. De acordo com nota divulgada pelo ministério, Alagoas, Bahia, Maranhão, Rio de Janeiro, Santa Catarina, além do Distrito Federal devem receber os primeiros cartões RIC, que terá informações sobre o cidadão, impressão digital e um chip eletrônico. No futuro, esse mesmo documento poderá agregar outros dados oficiais, como título de eleitor, CPF e PIS-Pasesp.
...