Nova Lei punirá maus torcedores
Sancionada pelo presidente Lula no último dia 27 de Julho, a Lei já está em vigor, que alterou o Estatuto do Torcedor prevê penas mais duras para o torcedor que tem os seus direitos, mas também obrigações.
Com o novo Estatuto o torcedor que cometer atos de vandalismo, invadir o campo ou promover confusão pode pagar multa, ser proibido de assistir aos jogos e até ser preso. Incitar a violência por meio de ações, xingamentos ou músicas estará sujeita á prisão de um a dois anos mais multa.
O novo Estatuto estabelece também o cadastramento dos associados ou membros das torcidas organizadas. Caso algum desses membros cometa alguma infração, serão as entidades (Torcida Organizada) que responderão pelos danos. Além disso, a torcida organizada que promover tumulto será impedida de comparecer aos jogos pelo prazo de até três anos.
A Lei 12.299 que altera o Estatuto do Torcedor prevê também pena para cambistas que vendem ilegalmente ingressos, que estarão sujeitos a prisão e multa. Para os árbitros que tentarem manipular resultados as penas variam de 2 a 6 anos de reclusão.
...