Classe artística elege Conselho Municipal de Cultura
> Os conselheiros eleitos irão eleger a diretoria do CMC já na próxima reunião
(Paulo Demétrius) Na noite da última quinta-feira (16), a comunidade artística de Ji-Paraná se reuniu para escolher os 16 conselheiros municipais - e seus respectivos suplentes - que serão os responsáveis por definir as políticas culturais adotadas em Ji-Paraná.
Depois de vários encontros para a elaboração do regimento que norteará o CMC (Conselho Municipal de Cultura), definiu-se a data e os detalhes para a votação.
Com 42 presentes com direito a voto, foram escolhidos os representantes do poder público e da sociedade civil que foram distribuídas entre 8 comissões (Música, Artes Cênicas, Patrimônio, Dança, Literatura, Artes Visuais, Artesanato e Audiovisual).
Os 16 conselheiros foram escolhidos dentro da classe artística da cidade, sendo que cada um deles deverá responder dentro da comissão que represente a área no qual possui maior reconhecimento.
Jossier Boleão, conselheiro que representa a sociedade civil na comissão de patrimônio, diz que o próximo passo é esperar a publicação dos nomes dos eleitos no Diário Oficial do município, para depois prosseguir com as pautas deliberativas. ?Após a oficialização dos nomes, serão escolhidos o presidente, o vice-presidente e o secretário do Conselho Municipal de Cultura?, adiantou o conselheiro.
ATUAÇÃO DO CMC ? A definição do Conselho Municipal vem para amparar e organizar os artistas e interessados em cultura na cidade. Além de criar editais e assessorar os grupos artísticos de Ji-Paraná, o Conselho também será um fiscalizador e um norte para os que produzem cultura por aqui.
Segundo Paulo Otávio Velloso, conselheiro da comissão responsável pela música, diz que o Conselho também tem a função de avalizar projetos encaminhados ao poder municipal. ?Os conselheiros deverão elaborar um parecer para os eventuais projetos que forem repassados ao Conselho?, explicou o músico.
Paulo Otávio diz ainda que ?o Conselho Municipal de Cultura atuará com uma espécie de consultor da prefeitura nos assuntos ligados a cultura?, analisou.
O Conselho Municipal de Cultura representa os artistas de Ji-Paraná, sendo que cada mandato tem dois anos de duração. A data da primeira reunião ainda não foi definida, e a pauta será a eleição da diretoria da instituição.
...