MunicÃpios já podem fazer inscrição para a segunda etapa do PAC
Desde ontem, segunda-feira (20), os municÃpios já podem se inscrever na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), que foi lançado oficialmente pelo Governo Federal em março deste ano e envolve diversos órgãos, entre eles o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Essa fase se encerra no dia 29 de outubro e conta com o eixo ?Comunidade Cidadã?, que prevê a construção de equipamentos sociais e urbanos custeada pelo Orçamento Geral da União.
Para o perÃodo de 2011 a 2014, está prevista a construção de 800 Praças do PAC. Na primeira seleção, serão contempladas 400 propostas. O objetivo é possibilitar que os municÃpios e o Distrito Federal expandam ou qualifiquem sua oferta de programas sociais por meio da implantação de um espaço de integração de polÃticas públicas, cuja construção não demandará contrapartida financeira dos municÃpios proponentes.
Um dos equipamentos previstos para esse eixo é a ?Praça do PAC?, um equipamento que integra atividades e serviços culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, polÃticas de prevenção à violência e inclusão digital, oferecendo cobertura a todas as faixas etárias.
São três os modelos de Praças previstos para terrenos com dimensões mÃnimas de 700m2, 3.000m2 e 7.000m2, sendo que todos os modelos contam com um Centro de Referência de Assistência Social (Cras), equipamento da Proteção Social Básica, do Sistema Ãnico de Assistência Social (Suas).
Para mais informações sobre o processo de seleção, como regras, procedimentos, contatos, lista de municÃpios elegÃveis e limites de propostas por municÃpio, as prefeituras dos municÃpios devem acessar o site do Programa.
...