Senar forma turmas de empreendedor rural em Alvorada do Oeste
(Da Redação) A Administração Regional de Rondônia do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) está desenvolvendo o Programa Empreendedor Rural, com turmas em dez municípios do Estado, das quais duas foram encerradas na última semana, em Alvorada do Oeste e Colorado, com 51 produtores capacitados.
O Senar é um órgão vinculado à Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Programa Empreendedor Rural faz parte das ações de Formação Profissional Rural (FPR), com o objetivo de capacitar os produtores rurais oferecendo ferramentas para a gestão empresarial das pequenas propriedades. Ao término do programa este ano, estarão capacitados 250 produtores, que terão os três melhores projetos premiados para serem apresentados em feiras e outros eventos de agronegócios.
O programa conta com 17 módulos e 136 horas de duração. Normalmente é realizado nos finais de semana para facilitar o acesso dos participantes sem prejudicar o trabalho do campo durante a semana. São cerca de sete a dez encontros, durante sábados e domingos, das 7 às 17 horas, onde os interessados aprendem técnicas de administração, matemática financeira, cálculos e investimentos que podem ser desenvolvidos no meio rural.
O conteúdo do programa aborda a Economia e a Renda Nacional, Planejamento Participativo, Globalização e Políticas Econômicas, Cadeias Agroindustriais, Estratégia de Comercialização e Legislação Agrária, além de técnicas de Desenvolvimento Humano e Empresarial.
O coordenador executivo do Programa Empreendedor Rural, Moisés da Silva Soares, informa que é desenvolvida a metodologia construtivista, aliando as informações técnicas à vivência dos trabalhadores em suas propriedades. ?Desse modo, os produtores passam a melhorar o gerenciamento de suas propriedades, porque ampliam suas visões de mercado e identificam possibilidades de expansão econômica e financeira, fortalecendo ainda suas tomadas de decisões?.
MUDANÇA - O facilitador do Senar, Alexandre da Costa Louzeiro, disse que o programa proporciona uma mudança de realidade no meio rural. Ele exemplifica a turma de alunos que terminou o curso na última semana em Colorado do Oeste, composta por filhos de agricultores, dos quais cerca 60% já possuem formação superior. ?Por já terem frequentado uma faculdade, eles elogiaram o conteúdo do curso e a qualidade do material utilizado?, destacou.
Segundo ele, os alunos recebem um caderno de campo, elaboram projetos e cálculos com análise econômica e financeira. ?Ao final do curso, eles realmente vislumbram uma mudança de realidade para melhor?, avalia, exemplificando que os novos projetos inserem o produtor na pesquisa de mercado dos principais produtos, bem como na necessidade de diversificação da produção.
Para Moisés, eles aprendem a gerenciar com competência a propriedade rural e elaboram seus novos projetos que ficam prontos no final dos módulos estudados. Assim, segundo ele, de acordo com as vocações das regiões, têm surgido projetos como o cultivo da goiaba, do plantio à comercialização, criação de suínos, cultivo de limão, maxixe e abóbora, confinamento de gado, todos eles com vistas a agregar valores à produção e, consequentemente, fortalecer o agronegócio.
PROGRAMA EMPREENDEDOR - O Programa Empreendedor Rural é desenvolvido pelo Senar em parceria com o Sebrae, prefeituras municipais e sindicatos rurais. Os cursos acontecem em salas climatizadas com pontos de internet, com turmas em torno de 25 pessoas, que recebem o material didático fornecido pela administração nacional do Senar. Além do material, que é gratuito, os alunos recebem alimentação durante o período do curso.
Além das turmas de Colorado e Alvorada que concluíram os módulos, o Empreendedor Rural está sendo desenvolvido nos municípios de Cerejeiras, Pimenta Bueno, Cujubim, Cacaulândia, Jorge Teixeira, Costa Marques, São Miguel do Guaporé e Espigão do Oeste. Implantado em 2007, o programa já capacitou 20 turmas, com cerca de 500 produtores, que totalizarão 750 no final deste ano.
...