Empresa inicia pesquisa para substituir geladeiras
Segundo o Presidente da Ceron (Centrais Elétricas de Rondônia S/A), Dr. Flávio Decat Moura, a concessionária está começando um novo ciclo do programa de Eficiência Energética - Projeto de Substituição de Geladeira em residências de baixo poder aquisitivo. A empresa vai entregar 1.752 refrigeradores novos e certificados com o Selo Procel (eficiência A) a famílias de baixa renda, em todo o Estado de Rondônia.
O valor investido nesta etapa ultrapassa R$ 1,5 milhão. Este recurso é proveniente de um fundo instituído pela lei federal nº. 9991/2000, que obriga as concessionárias de distribuição de energia elétrica a aplicarem 0,5% de sua receita operacional líquida em projetos de Eficiência Energética.
O projeto foi implantado pela Ceron em 2007 e já beneficiou a 1.100 famílias, com geladeira nova, informação e conscientização quanto ao uso racional da energia elétrica. As residências participantes na primeira etapa estão sendo monitoradas pela distribuidora, por meio de sistema informatizado, para que os resultados do projeto possam ser medidos e avaliados. O esperado é que haja redução de consumo de energia de 11.029 MWh/ ano e redução de demanda na ponta de 3.109 kW.
Flavio Decart disse que, nesta semana, os técnicos contratados pela empresa iniciaram a etapa de pesquisa de campo, com o objetivo de selecionar os consumidores aptos a receberem a geladeira. Para isso, serão entrevistadas 3.500 pessoas, pré-selecionadas do cadastro comercial da Ceron.
As pesquisas irão ocorrer em 15 municípios, distribuídos nas três unidades de negócios da empresa: Unidade de Negócios Norte, com sede em Porto Velho, Unidade de Negócios Centro, sede em Ji-Paraná e Unidade de Negócios Sul, sediada por Cacoal. As equipes já começaram as entrevistas, no dia 23 de junho pelos municípios de Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
...