EMTU divulga ações para os próximos meses
> Alterações na Av. Brasil, concurso público e a Semana Nacional do Trânsito foram temas da coletiva
Na manhã de ontem (23), os tenente-coronéis da Polícia Militar, Marion Disnei e Walter Leitão, concederam entrevista coletiva para a imprensa de Ji-Paraná explicando detalhes da sua gestão a frente da diretoria geral da EMTU (Empresa Municipal Transportes Urbanos).
Marion começou relatando dados alarmantes sobre a violência no trânsito. ?Existe uma grande preocupação dos órgãos de trânsito com os indicadores sobre a mortalidade causada por acidente. No Brasil, aproximadamente 100 pessoas morrem por dia em acidentes de trânsito. Em Rondônia e Ji-Paraná, os casos de acidentes também preocupam?, iniciou o diretor da EMTU.
Durante a entrevista, o militar disse que o objetivo das ações da EMTU em Ji-Paraná serão voltadas para a prevenção de acidentes automobilísticos provocados, em sua maioria, por jovens motociclistas. ?Praticamente 80% dos acidentes que ocorrem em Ji-Paraná envolvem motocicletas, e dentre esse volume, 70% deles tem a participação de jovens motoclistas. Preocupados com isso, nós temos desenvolvido algumas blitzes educativas e repressivas?.
Ele diz ainda que o número elevado de acidentes com motos preocupa porque as vendas desse veículo aumentam diariamente. ?Ji-Paraná tem uma frota de aproximadamente 60 mil veículos, nesse total, cerca de 35 mil são motocicletas, e esse número cresce cada vez mais: por dia, são vendidas 10 unidades de motos em Ji-Paraná?, calculou Marion Disnei.
Outro ponto abordado foram as ações empregadas pelo órgão para a Semana Nacional de Trânsito que se iniciou na última segunda-feira (20). ?Em parceria com a SEMED (Secretaria Municipal de Educação) e a Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito), serão realizadas palestras que levem o conhecimento das leis de trânsito e dos riscos que o descuido pode gerar. A ideia de conscientizar as crianças é para que se atinja os pais através dos filhos?, explicou.
PROJETOS ? A coletiva de imprensa também serviu para expor os novos planos da EMTU para a estrutura viária da cidade. Dentre as alterações que serão realizadas, a que deverá acontecer em breve será a restrição de determinados veículos e condutas na Av. Brasil. ?Estamos realizando um estudo específico para a Av. Brasil, que passará a ser uma via para circulação somente de veículos, não mais de coletivos e caminhões; a pista da direita será de livre circulação e com estacionamento e parada proibidos; serão regulados os horários de carga e descarga de caminhões; as ?T's?serão vias de mão única em sentidos alternados e também a definição de espaços para estacionamento de motos e carros?, explicou Marion.
Além das imediatas alterações nas proximidades da maior avenida comercial da cidade, serão implantados mais 4 semáforos - no cruzamento da Rua Menezes Filho com a Av. Marechal Rondon, na T-20 com a Av. Brasil, na T-14 com a Av. Aracaju e na Av. 2 de Abril com a Rua dos Mineiros.
Marion Disnei explicou que, junto às modificações estruturais, serão realizadas alterações que beneficiarão o funcionamento da EMTU. Passar a responsabilidade da venda dos vale-transportes para a empresa que fornece o serviço, e abrir concurso para novos agentes de trânsito. ?O número ideal para suprir a demanda do trânsito de Ji-Paraná é de 40 agentes?, finalizou o novo Diretor Geral da EMTU.
...