Governo do Estado anuncia melhorias para pessoas idosas
O Governo do Estado por meio da Secretaria de Assistência Social está investindo em melhorias para o atendimento a pessoas idosas. O anúncio foi feito na manhã de ontem, pela primeira ? dama do Estado, Ivone Cassol ao participar da solenidade de abertura da II Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa que está acontecendo até esta sexta-feira, no auditório da Fatec, em Porto Velho.
Ao discursar na cerimônia, a secretária da Seas,Irany Freire Bento, anunciou que em setembro tem início as obras de reforma da Casa do Ancião de Porto Velho, cuja inauguração será em novembro deste ano. Ela informou também que técnicos da Seas elaboraram um projeto para a instalação na capital, do Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa.
Esse projeto foi encaminhado para a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. ?Muitos idosos sofrem violência por parte da própria família e ficam em silêncio, temendo represália ou por não querer que seus parentes sejam punidos?, disse Irany, que além de titular da Seas, é presidente do Conselho Estadual do Idoso. Ela informou que o centro contará com uma equipe de profissionais como psicólogo, assistente social e advogadas para atenderem pessoas idosas vítimas de violência. O Governo do Estado também vai construir academias de ginástica para idosos.
Um dos principais assuntos tratados na conferência é a Rede Nacional de Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, tema abordado pelo palestrante Emídio Rebelo Filho. Ele veio a Rondônia na condição de representante do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso. Hoje, a programação será marcada por palestras, debates e a eleição de sete delegados para representar Rondônia na Conferência Nacional que acontece nos dias 28,29 e 30 de outubro em Brasília.
...