MEGAFONE
FICHA LIMPA VALE SIM
O presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, disse ontem que, deve prevalecer a decisão da Justiça Eleitoral quanto à validade da Lei da Ficha Limpa já para as eleições de 3 de outubro. Assim, candidatos barrados pela Justiça Eleitoral com base na lei permaneceriam impedidos de disputar o pleito e, consequentemente, de ser diplomados caso eleitos. ?Se essa situação perdurar até 17 de dezembro, que é a data da diplomação [dos eleitos], eles não tomarão posse porque não terão diploma?, opinou.
UM ANO ANTES
O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, disse ontem (29) que as usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, no Rio Madeira, devem entrar em operação um ano antes do previsto. Com isso, a Usina de Santo Antônio deve começar a operar no final de 2011 e a Usina de Jirau no início de 2012, segundo a EPE. O novo prazo deve-se ao adiantamento das obras.
NOPRIMEIRO TURNO
Pesquisa realizada pelo Ibope sob encomenda da CNI (Confederação Nacional da Indústria) indica que a candidata à presidência da República, Dilma Rousseff (PT), está com 50% contra 41% de todos os seus adversários somados. Se a eleição fosse hoje, a petista venceria no primeiro turno. A pesquisa Ibope dá 27% para José Serra (PSDB) e 13% para Marina Silva (PV). Os outros candidatos nanicos somados têm 1%. Há também 4% de brancos e nulos e 4% de indecisos. A pesquisa foi realizada nos dias 25, 26 e 27, com 3.010 entrevistas, e tem margem de erro máxima de 2 pontos percentuais.
BRIGA NO DEBATE
A última rodada de debates estaduais, realizada pela TV Globo na noite de terça-feira (28), foi morno, quase sonolenta, mas, ainda assim, em pelo menos dois estados, houve brigas do lado de fora. No Distrito Federal, apoiadores do ex-governador Joaquim Roriz (PSC) e do petista Agnelo Queiroz trocaram socos, pontapés, bandeiradas e até pedradas. A coisa ficou feita também em Fortaleza (CE), onde, na saída do evento, o ex-ministro Ciro Gomes chamou o adversário de seu irmão (Cid Gomes) de ?vagabundo?, com Pessoa, o atual prefeito de Fortaleza partindo para a briga, chegando a pisar no pé de Ciro.
ACIDENTE COM MELKI
O ex-prefeito de Vilhena e candidato ao Senado, Melki Donadon (PHS) sofreu um acidente de carro, na última terça-feira (28), por volta das 23 horas, na BR-421 na entrada de Ariquemes. Ele vinha de Buritis e capotou um veículo Pajero. Só houve danos materiais. Além de Melki, estavam no carro o pastor Campos e um assessor.
SEM GRANA
O TRE-RO aprovou na sessão plenária de terça (28), resolução dispondo sobre a proibição do pagamento de colaboradores, coordenadores e auxiliares de campanha eleitoral no dia 3 de outubro de 2010. Outra restrição foi a vedação, a partir do dia 29 de setembro até o encerramento das eleições, a todos os candidatos majoritários e proporcionais de realizarem saques cujas quantias totalizem valores superiores a R$ 5.000,00 (cinco mil reais).
...