Candidatos ao Governo fazem debate fraco
Um debate morno e fraco, com todos tomando muito cuidado para não ofenderem seus oponentes foi a tônica do último entre os candidatos ao Governo do Estado, que se reuniram pela última vez num debate realizado pela TV Rondônia, filial da Rede Globo em Porto Velho.
O candidato João Cahulla (PPS), durante sua fala, ressaltou as conquistas do governo nesses últimos 8 anos, e disse que caso seja eleito dará continuidade ao trabalho. O atual Governador, João Cahulla (PPS), manteve-se o tempo todo numa postura defensiva, já que recebia críticas de todos os demais candidatos, principalmente sobre a situação da paralisação de várias obras no Estado.
Marcus Sussuarana, o candidato pelo PSOL, foi ao debate apenas para lançar críticas para todos e questão de relembrar que Expedito Júnior foi cassado por compra de votos, lembrando também, que o ex-senador era aliado fortíssimo do atual Governo, no final de seu discurso, perguntou o porquê de tal postura.
Expedito Junior, o candidato do PSDB) tentou sair pela tangente de todas as perguntas, falando sobre recursos que conseguira em seu tempo de parlamentar, e tentou passar a imagem de que a sua cassação por compra de votos foi forjada contra ele; mas não rebateu, nem explicou a respeito de sua profícua relação política com Cassol e Cahulla. Junior disse que governará dentro de um plano de governo discutido com a sociedade. ?Fizemos várias reuniões e discutimos vários pontos para que registrássemos o nosso plano de governo, e assim, faremos uma administração em parcerias tanto com a sociedade quanto com os prefeitos?.
O peemedebista, Confúcio Moura, destacou durante o seu tempo, os feitos no município de Ariquemes e criticou o atual governo com relação aos servidores públicos. ? A arrecadação de Rondônia, cresceu 246%, e os nossos servidores públicos empobreceram, a atual gestão somados todos os aumentos que concedeu chega a casa de 23,5%, ou seja, não prestigiando os profissionais?.
O candidato Eduardo Valverde (PT) manteve a sua postura e destacou os feitos da administração federal, bem como sua amizade com o presidente Lula, quando questionado sobre a criação da Universidade Estadual respondeu que, ?para inaugurar uma universidade estadual, falta mesmo é vontade política. Atualmente só 19 municípios tem acesso ao ensino superior, e queremos ampliar isso. No entanto, vou criar alternativas para que esse projeto torne realidade?.
Logo após o debate, os candidatos concederam entrevista a TV Rondônia, e todos foram unânimes em elogiar a iniciativa da emissora, e o alto nível do debate.
...