Correios entregam urnas em 15 estados
A ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) vai entregar neste sábado (2) a maior parte das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições de domingo (3). Este ano, os Correios serão responsáveis pela distribuição e coleta de urnas em Rondônia além dos estados do Acre, Alagoas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, São Paulo e Sergipe. As urnas começaram a ser entregues em agosto. Em alguns locais, a empresa também será responsável pelo transporte do material de apoio, além da convocação e pagamento de diárias dos escalados para trabalhar nas eleições.
Desde 1998, a ECT participa do processo eleitoral realizando o transporte das urnas eletrônicas através de contratos assinados com os Tribunais Regionais Eleitorais. Em 2008, a empresa entregou mais de 600 mil urnas eletrônicas para as eleições municipais. O que promete ser a inovação das próximas eleições é a utilização das urnas biométricas que, além de garantirem a segurança contra fraudes, identificarão cada um dos eleitores com perfeição, por meio da leitura das impressões digitais dos indivíduos. A biometria é uma ciência cada vez mais utilizada pelo processo eleitoral brasileiro e um exemplo de transparência.
SEGURANÇA - O processo eleitoral brasileiro é referência mundial em agilidade na contagem e divulgação dos votos. O destaque se deve à implantação das urnas eletrônicas e o consequente aumento da segurança em relação às fraudes. Para alcançar um resultado tão significativo, foram necessários anos de estudo, trabalho e mudanças, como a atualização da legislação, o desenvolvimento da tecnologia, a conscientização dos eleitores e candidatos e a implantação de novos procedimentos administrativos.
Para chegar a tal nível de excelência, o Brasil investiu em planejamento, engenharia de processos, tecnologia avançada e logística. Além disso, a constante avaliação e busca pela melhoria do sistema eleitoral como um todo têm sido uma prioridade, sempre valorizando a transparência da informação.
...