Rondônia terá reforço de segurança nas eleições
(Da Redação) Com o propósito de manter a tranquilidade durante o processo eleitoral neste ano de 2010 em Rondônia, permitindo ao eleitor o livre arbítrio na escolha de seus candidatos a presidente da República, ao Governo do Estado, ao Senado Federal, à Câmara dos Deputados e à Assembleia Legislativa, um forte aparato de segurança para atuar nas eleições de amanhã (3), incluindo tropas federais em dez municípios, foi preparado pela Justiça Eleitoral para cobrir os 52 municípios do Estado.
A preocupação com a segurança decorre por ser Rondônia o terceiro Estado da região Norte a contar com o maior número de municípios que tiveram suas solicitações de reforço federal deferidas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Mas, por medida de segurança, os detalhes da operação, bem como as localidades e a origem do efetivo a ser utilizado estão sendo mantidos em sigilo pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia).
O reforço na segurança se justifica porque, neste ano, serão realizadas eleições gerais e, assim como nos demais Estados brasileiros, o eleitorado de Rondônia, amanhã, vai poder escolher o futuro presidente do Brasil.
No Estado de Rondônia, mais de um milhão de pessoas estão aptos a votarem em mais de 30 zonas eleitorais. Em alguns distritos, em que a urnas são transportadas em barcos, como é o caso do Baixo Madeira, a segurança dos servidores do TRE-RO contarão com o apoio de 25 policiais militares.
TROPA FEDERAIS - Doze estados vão receber ajuda da força federal para garantir a tranquilidade nas eleições de amanhã. No total, são 247 cidades de Alagoas, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíva, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe e Tocantins.
O Pará é o estado com maior número de municípios listados: 106. No Piauí, são 49. No Amazonas e Rio Grande do Norte, serão em 20 cidades cada.
Em Alagoas, onde a ajuda vai para 15 municípios, as tropas montaram uma base de treinamento em Atalaia, a 47 quilômetros de Maceió, escolhida apenas pela proximidade. No local, são simuladas situações de compra de voto e boca de urna, por exemplo.
O envio de reforço foi aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral nesta sexta para os municípios de Luzilândia, no Piauí, e para São Miguel dos Campos, Roteiro e Jequiá da Praia, em Alagoas. Também receberão reforço para garantir a normalidade das eleições deste ano os municípios de Canindé de São Francisco e Poço Redondo, em Sergipe.
...