Observadores internacionais acompanharão as eleições em Porto Velho
A consolidação do processo de informatização do voto no Brasil e o sucesso no uso das urnas eletrônicas em todo o paÃs despertaram o interesse da comunidade internacional pelas eleições brasileiras. Amanhã, 3 de outubro, mais de 150 autoridades governamentais e não-governamentais, representando 36 paÃses e várias organizações estrangeiras, estarão no Brasil como observadores internacionais.
Dois observadores da República Democrática do Congo estarão em Porto Velho. Os senhores Alex Mutombo e Emery Luzombi são membros da sociedade civil do Congo e durante sua estada terão a oportunidade de conhecer o processo de votação eletrônica em detalhes.
Segundo a Assessoria Internacional do TSE, essa é a missão mais numerosa e representativa de observadores internacionais que o Brasil já recebeu em apenas uma eleição.
Europa
O Tribunal Superior Eleitoral também está em contato com paÃses da Europa para promover a cooperação entre instituições eleitorais interessadas. A Itália, por exemplo, manifestou interesse em examinar a proposta do Presidente do TSE de utilizar o sistema brasileiro de urnas eletrônicas na votação dos numerosos italianos residentes no Brasil nas eleições presidenciais daquele paÃs em 2012.
Outros paÃses europeus como França, Estônia e Holanda também já utilizaram urnas eletrônicas. A Rússia, que integra o BRIC (grupo formado por Brasil Rússia, Ãndia e China) tem interesse na troca de experiências a respeito, dado que planeja informatizar suas eleições em todo o paÃs em 2015. Também há perspectiva de desenvolver a cooperação sobre o processo eleitoral no contexto dos Foros América do Sul-Ãfrica (ASA) e naquele constituÃdo por Ãndia, Brasil e Ãfrica do Sul (IBAS).
...