Fundação Cultural refaz a chegada de Marechal Rondon em Ji-Paraná
Aconteceu ontem (27) a reconstituição teatral da chegada de Marechal Rondon a Ji-Paraná. O evento, realizado às margens do Rio Machado pela Fundação Cultural, detalhou o momento em que a comissão Rondon chegou a então Vila Urupá e instalou o posto telegráfico Afonso Pena, em 1909, que ligava através das linhas telegráficas a cidade de Cuiabá a Santo Antonio do Rio Madeira.
Na oportunidade, também foi inaugurado o monumento em homenagem a este fato histórico e assinado o decreto que nomeia Marechal Rondon como patrono de Ji-Paraná. Estiveram presentes diversas autoridades do Estado e grandes nomes da imprensa local, que receberam moção de reconhecimento do prefeito José de Abreu Bianco (DEM).
Segundo o presidente da Fundação Cultural, Alcides Paio, os pioneiros da comunicação no Estado têm grande importância e merecem prestígio. ?Eles são os responsáveis pelos registros da história de Rondônia. São grandes contribuintes da preservação histórica não só do Estado, como também de Ji-Paraná, que tem um passado tão rico?, afirmou.
José Bianco reforçou que a imprensa foi decisiva no desenvolvimento do município. ?É importante divulgar o que temos de bom em Ji-Paraná?, afirmou. Bianco também assinou o decreto que define como patrono da cidade Marechal Rondon, que seguirá para votação na Câmara de Vereadores.
...