PM ministra palestras sobre sexualidade à alunos da zona rural
(Josias Brito) Tratar abertamente sobre questões da sexualidade dos jovens e adolescentes. Este foi o objetivo das palestras ministradas para estudantes do primeiro ao nono ano das escolas municipais Pérola e Nova Aliança. As atividades aconteceram nos dias 23 e 27 de setembro e atenderam meninos e meninas das linhas 98 e 86 do Setor Riachuelo.
Numa conversa franca e objetiva, o psicólogo e capitão da Polícia Militar em Ji-Paraná, Ângelo Rodynei Coelho juntamente com o sargento José Valdecir de Moraes, falaram sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, especialmente a AIDS. Os militares também abordaram a necessidade de usar o preservativo para evitar contágio com essas doenças e a gravidez na adolescência.
Segundo a coordenadora do sexto ao nono ano das escolas municipais da zona rural de Ji-Paraná, professora Rosane Bermond do Carmo, as palestras tiveram como objetivo de esclarecer as dúvidas dos alunos sobre a sexualidade e a gravidez na adolescência. ?Este primeiro ciclo de palestras é uma parceria da Polícia Militar com a SEMAS (Secretaria Municipal de Educação e deve acontecer em todas escolas da rede municipal de Ji-Paraná?, enfatizou a professora.
A coordenadora disse que a temática foi abordada a pedido do secretário municipal de educação, Vanderlei Nunes e aconteceu de forma bem informal, com utilização de dinâmicas e vídeos para ilustrar os riscos que os jovens correm ao investir em relações sexuais sem prevenção.
No final das palestras houve uma rodada de perguntas e respostas e os jovens. Cerca de 60 jovens e adolescentes participaram da atividade. Rosani Bermond fez uma avaliação do evento: ?Os jovens foram muito receptivos e participaram dos debates. Ficamos satisfeitas?.
EDUCAÇÃO -De acordo com o psicólogo Ângelo Coelho, ele tem participado de ações na área de educação, em especial educação sexual, já há alguns anos, realizando palestras e desenvolvendo projetos nas escolas. ?Este trabalho da Secretaria de Educação acontece em virtude da preocupação com os altos índices de sexualidade precoce e gravidez na adolescência?, explica, e completa: ?Sempre realizamos palestras em algumas escolas, mas pretendemos realizar eventos como este que abrangem todos adolescentes do município?.
A coordenadora afirma que eventos como esse vem ao encontro das propostas da administração municipal. ?Entendemos que a educação deve levar informação e conhecimento aos alunos, ao mesmo tempo em que a saúde deve promover a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e da gravidez na adolescência?, afirmou...