Lula vem a Ji-Paraná inaugurar alargamento da ponte
O superintendente regional do DNIT, José Ribamar da Cruz Oliveira, confirmou para dia 20 deste mês a visita do presidente Lula a Rondônia para a inauguração do alargamento da ponte sobre o rio Machado, na BR-364/RO, em Ji-Paraná. O presidente inaugura também o primeiro lote do asfaltamento da BR-429. É o chamado "lote zero", que vai do entroncamento da BR-429 com a BR-364 até o município de Alvorada do Oeste.
Segundo Oliveira, o presidente vai percorrer também parte do "lote 1" que vai de Alvorada até 15 quilômetros depois de São Miguel, cujas obras, a cargo do consórcio Fidens/Mendes Júnior, também estão perto da conclusão, podendo ser entregues ao tráfego ainda este ano. Realizado integralmente com recursos do Governo Federal, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento ? PAC, o asfaltamento da BR-429 continua acelerado, com obras agora em todos os lotes. O superintendente do DNIT disse que também o "lote 4"- que vai do distrito de São Domingos até Costa Marques estará concluído este ano.
BR 429 - O asfaltamento da BR-429 foi também iniciado nos dois últimos lotes remanescentes, do quilômetro 177,05, depois de São Miguel do Guaporé, até o quilômetro 341,90, pouco depois do distrito de São Domingos, onde o asfalto já está chegando, vindo de Costa Marques. O trecho está dividido em dois lotes: o lote 02 vai de São Miguel até próximo a São Francisco e a ordem de serviço já foi emitida pelo DNIT. O trabalho será executado pelo consórcio Contec/Rodocom, empresas que já iniciaram a mobilização para dar início aos trabalhos. E o lote 03, que vai de São Francisco do Guaporé até pouco depois do distrito de São Domingos e será executado pelo consórcio Fidens/Mendes Júnior, que não terá problemas de mobilização, posto que já estão trabalhando na área, na conclusão do lote ?01?. A expectativa de Oliveira é de que as empresas contratadas possam manter o mesmo ritmo de trabalho adotado pelas demais, para que no final de 2011 possamos ter a rodovia pelo menos perto do asfaltamento total.
O superintendente do DNIT lembrou que a atuação do governo federal naquela região não ficou limitada ao asfaltamento da rodovia. O DNIT está desenvolvendo um amplo programa de apoio às prefeituras dos municípios situados no eixo da BR-429, ação que inclui a elaboração do Plano Diretor para todas elas. Produzido pela Fundação Ricardo Franco, contratada pelo DNIT, o programa objetiva dotar cada uma das Prefeituras de instrumentos legais para planejar seu desenvolvimento, especialmente em função do crescimento acelerado que deverá acompanhar as obras de asfaltamento....