MEGAFONE
DILMA X SERRA: EMPATE
Pesquisa do Instituto Sensus, encomendada pela CNT, divulgada ontem (14), pela primeira vez aponta um empate técnico entre a petista à Presidência da República, Dilma Rousseff e o candidato tucano José Serra. Dilma registrou 52,3% dos votos válidos e Serra, 47,7%. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos. Na consulta espontânea, Dilma obteve 44,5% das intenções de voto e José Serra, 40,4%. A pesquisa ouviu 2 mil pessoas em 136 municípios das cinco regiões nos dias 11 a 13 de outubro e foi registrada no TSE.
IBOPE
O Ibope, por sua vez, divulgou pesquisa encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo mostrando Dilma Rousseff com 49% das intenções de voto para o segundo turno. Serra aparece seis pontos atrás, com 43% das intenções de voto. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais. Considerando apenas os votos válidos, Dilma tem 53%, contra 47% de Serra. O Ibope ouviu 3.010 eleitores e a pesquisa está registrada no TSE.
TIRIRICA ANALFABETO???
O abestado também é analfabeto. Esta é a dúvida da Justiça Eleitoral de São Paulo, que notificou na quarta-feira (13) o candidato eleito a deputado federal Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca, sobre ação penal aberta contra ele. Tiririca deve apresentar defesa até 23 de outubro. A ação apura a veracidade da declaração de alfabetização entregue em seu pedido de registro de candidatura com vistas às eleições 2010.
CURSO DO FUNDEB
O Tribunal de Contas de Rondônia inicia, na próxima segunda-feira (18), os dois próximos módulos do curso sobre aperfeiçoamento e operacionalização do FUNDEB. Dessa vez serão capacitados conselheiros e secretários de Educação de 22 municípios dos polos de Ji-Paraná (13) e Ariquemes (nove). Em Ji-Paraná, será aberto às 8h30, no Hotel Maximus, com pronunciamento do presidente do TCE, conselheiro José Gomes de Melo, com secretários de Educação de Alvorada do Oeste, Governador Jorge Teixeira, Jaru, Mirante da Serra, Nova União, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici, Teixeirópolis, Theobroma, Urupá, Vale do Anari e Vale do Paraíso, além do município-sede.
PERGUNTA SURPRESA
Em viagem a Teresina, Dilma Rousseff foi surpreendida por uma pergunta inusitada. A candidata visitava um centro de reabilitação de deficientes, quando decidiu falar aos repórteres. Discorria sobre o compromisso que assumira com pastores evangélicos em relação ao aborto e à união entre pessoas do mesmo sexo. De repente, um repórter piauiense quis saber de Dilma se ela é homossexual. Assim, na lata. A candidata gaguejou, mas não perdeu o rebolado: "Meu querido, eu não vou responder a isso. Não vou responder...? ?...Tenho uma filha e sou avó, pelo amor de Deus. Não vou discutir nesse nível. Me desculpa, mas esse tipo de discussão, eu não vou ter aqui".
VOTO FICHA SUJA
O TSE tomou esta semana a primeira decisão que muda o resultado das eleições ao considerar válida a candidatura de um político barrado com base na Lei da Ficha Limpa antes do primeiro turno. A corte decidiu não aplicar a lei a candidatos que tiveram contas rejeitadas por tribunais de fiscalização de finanças públicas, nos casos em que as desaprovações de contas não foram confirmadas por casas legislativas. O caso decidido ontem foi o do deputado estadual Francisco José Teixeira (PT-CE), que obteve 52 mil votos no dia 3. Porém, a ministra do TSE Cármen Lúcia liberou a candidatura dele porque essas contas não foram analisadas pela Câmara Municipal....