Moda Eco
Recentemente foi possível unir ecologia, tecnologia e moda para produzir peças que caíssem no gosto do consumidor. A moda está introduzindo no seu contexto o movimento sustentável, onde toda a fabricação de roupas não agride o meio ambiente de forma ruim. A preocupação está desde a produção da matéria prima. O algodão, juta e bambu, por exemplo, nesse caso são cultivados sem agrotóxicos e com água reaproveitada. Além dessas confecções orgânicas, ainda têm as produzidas com material reciclável, como a garrafa PET, que vira tecido, e o pneu, que vira solado de sapato.
Além de roupas e sapatos, as marcas estão investindo em sacolas de lonas para substituir as de plástico. Em grandes cidades, por exemplo, os supermercados já estão deixando de lado as sacolas de plástico e cobrando por elas, para incentivar o uso das bolsas de tecido.
A mineira Reserva Natural foi pioneira nessa ideia da moda ecológica, e desde 1992 teve o ideal de fazer roupas ecológicas. A grife tem como carro chefe o algodão, a viscose e o linho. Segundo o site, todo o processo é supervisionado para não agredir o meio ambiente, a começar pela boa escolha do fornecedor. A marca é revendida na loja Mery e Cia em Ji-Paraná, com a nova coleção de verão. ...